O arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Pereira, ocupou a Tribuna Livre nesta quinta-feira (25/02) para falar sobre a Campanha da Fraternidade. O tema deste ano, relacionado ao saneamento básico, é “Casa Comum, nossa responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”.
O momento favorece o diálogo com autoridades e criação de novas leis, se necessário, aliado a conscientização popular. Dom Gil informou que a Igreja em Juiz de Fora decidiu por dois gestos colaborativos. O primeiro é a educação para a prática do lixo seletivo, com a colocação de contêineres na porta de cada Igreja. O segundo é a adesão ao movimento para salvar o Rio Paraibuna, com um abraço simbólico nesta sexta-feira, 26.
Explicando o significado do tema, Dom Gil disse que Casa comum representa o mundo, a cidade, a casa, enquanto o lema critica as injustiças sociais. O arcebispo enfatizou que a proposta é feita em um momento propício com os brasileiros alarmados com a epidemia de dengue.
A gravidade da situação em saneamento básico foi revelada em números. A cada três minutos morre no Brasil uma criança por falta de água tratada, rede de esgoto e higiene.
Informações: 3313-4734 / 4941 – Assessoria de Imprensa