O médico fisiatra Ivan Augusto Fins Vaz de Mello, membro da Comunidade Resgate, informou que a ciência entende que a vida começa na concepção. Esse princípio foi citado ao se manifestar contra o aborto em palestra realizada nesta quarta-feira (16), por iniciativa do vereador José Mansueto Fiorilo (PDT). “O centro da discussão é se o que está dentro da barriga da mulher é ou não um ser humano,” argumentou.
Grande parte das mulheres optam pelo aborto por não terem condições econômicas de sustentar seus filhos. As que recebem apoio da família e da sociedade, segundo ele, geralmente afastam essa alternativa. Ivan de Mello chamou a atenção para reflexos negativos na saúde da mulher, entre os quais a síndrome pós aborto. Nas que aderem à prática aumentam os casos de depressão, suicídio, rejeição a crianças e até promiscuidade.
O Padre Camilo de Paiva representou o arcebispo metropolitano no evento. Ele assinalou que ao institucionalizar o debate, Fiorilo possibilita o aprofundamento em torno da questão, com abordagem sobre os males do aborto e sua gravidade. O Padre parabenizou Ivan de Mello por conseguir promover o encontro entre a fé e a razão, entre a ciência e a religião.
Fiorilo é autor da Lei 13.116, de 30 de março de 2015, que institui 27 de novembro como Dia Municipal de Conscientização Contra o Aborto. Na data também é celebrado o Dia Mundial de Vigília pela Vida do Nascituro.
Informações: 3313-4734 / 4941 – Assessoria de Imprensa