A instituição do Dia Municipal da Mulher Negra Cirene Candanda, em 25 de julho, é proposta pelo vereador Léo de Oliveira (PMN). A data não foi escolhida por acaso. Nela é comemorado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha. A homenagem a Cirene Candanda, líder comunitária e do movimento negro, foi sugerida pela Associação Chica da Silva.
O 25 de julho tornou-se um marco internacional do movimento de resistência da contra a opressão de gênero, o racismo e a exploração de classe. Léo de Oliveira está na expectativa de que contribua para a reflexão sobre a desigualdade.
Ao falar sobre a homenageada, lembrou que Cirene Candanda foi uma das precursoras da 1ª Conferência Municipal da Saúde da População Negra, representante do Conselho de Valorização da População Negra e do Conselho Municipal de Saúde. A criação do Comitê Técnico de Saúde da População Negra na Secretaria Municipal de Saúde e a Associação das Pessoas Portadoras de Anemia Falciforme tiveram sua participação. Sua morte se deu em 21 de novembro de 2006.
Informação: 3313-4734 / 4941 – Assessoria de Imprensa