A Semana de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual será aberta no dia 18 de maio, às 15h, com audiência pública na Câmara sobre Violência e Abuso Sexual em Juiz de Fora e a Política de Atendimento à Vítimas. A programação, que vai até dia 24, foi definida nesta segunda-feira ,13, com representantes de entidades e órgãos envolvidos. Os trabalhos foram coordenados pelo presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Jucelio Maria (PSB), além do vereador Antônio Aguiar (PMDB) que integra a comissão. Estão previstas abordagens polêmicas como a rede de prostituição infantil.
Os trabalhos serão encerrados no dia 24 de maio, com evento educativo, cultural, pedagógico, artístico e cultural no Parque Halfeld. Um varal de produção de desenhos e poesias das escolas e do centro socioeducativo e afixação de painel para manifestação do público estão entre as ideias lançadas. Serão buscadas apresentações de grupos de teatro, música e dança.
Aspectos físicos, psicológicos, educacionais, em assistência social e legais da violência serão abordados por especialistas nessas áreas. Antônio Aguiar, que é médico, alertou sobre a existência de estudos que indicam danos neurológicos nas vítimas.
No dia 19 de maio, as creches e as escolas do município promovem discussões internas sobre o enfrentamento à exploração sexual de crianças. A tarefa será realizada pelos próprios profissionais dos estabelecimentos, que também serão responsáveis por manter o assunto em pauta permanentemente.
A necessidade de os profissionais que atuam no atendimento se pronunciarem levou o Centro de Acolhimento da Criança e do Adolescente (CAIA) a anunciar, também, para o dia 19 de maio, uma roda de conversa para avaliação do quadro atual.
A importância da articulação entre os diversos setores levou os participantes a reafirmarem a importância da criação da Delegacia Especializada da Criança e do Adolescente e do Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional. Esta unidade assegura atendimento que engloba Conselho Tutelar, Polícias Civil e Militar, Defensoria Pública, Vara da Infância e da Adolescência.
Vários frentes serão usadas para divulgar a Semana de Enfrentamento, entre as quais a Conferência Municipal da Criança e do Adolescente entre os dias 4 e 6 de maio. Uma blitz será organizada para chamar a atenção sobre a problemática. A abordagem será pela manhã nos dias 20 e 21 de maio nas proximidades do Instituto Estadual de Educação, Academia do Comércio, Apogeu, Escola Estadual Delfim Moreira, 27º BPM, posto da Polícia Militar no Teixeiras e no Posto da Polícia Federal em Grama. A próxima reunião organizadora dos eventos será em 28 de abril, terça-feira, às 15h.
Informações: 3313-4734 / 4941 – Assessoria de Imprensa