Publicada em: 26/03/2015 - 138 visualizações

Câmara vota Operação Urbana Dom Silvério em primeira discussão

Câmara vota Operação Urbana Dom Silvério em primeira discussão (26/03/2015 00:00:00)
  • Câmara vota Operação Urbana Dom Silvério em primeira discussão
 
A Mensagem 4127 sobre a Operação Urbana Consorciada Dom Silvério foi aprovada, em primeira discussão, nesta quarta-feira, 25, em meio a muita polêmica. Alguns vereadores lembraram que o tema foi discutido em Audiência Pública, Tribuna Livre e em reunião com lideranças da zona sul, que se manifestaram favoráveis ao projeto elaborado pela Prefeitura. Outros, entretanto, argumentaram a existência de outra proposta defendida pelo professor Cezar Barra,e  identificaram problemas nesta, assim, como, na do Município e defenderam a continuidade das discussões. Jucelio Maria (PSB) Roberto Cupolillo (Betão –PT) e Wanderson Castelar (PT) seguiram essa linha, enquanto José Emanuel (PMN) votou contra. A matéria retorna a pauta nesta quinta-feira, 26, em segunda discussão.

O vereador e engenheiro Zé Márcio (PV), que participa da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana e do Plano Diretor, disse que a prioridade está sendo dada para o transporte coletivo urbano e criação de novos centros comerciais em bairros, reduzindo o tráfego de veículos e circulação de pedestres no Centro. Ele explicou que a Dom Silvério não comporta mais o tráfego de 29 linhas, com 771 viagens diárias, e que o binário vai contribuir para desafogar a via. Zé Márcio ainda esclareceu que foi realizado estudo de impacto de vizinhança e que o projeto tem o aval do Conselho Municipal de Política Urbana (Compur).

A reestruturação do sistema viário de acesso aos bairros Alto dos Passos, Santa Luzia e outros próximos será formado por um polígono que engloba, além da Dom Silvério, terrenos das ruas Belmiro Braga, Três Ilhas, Chácara e trechos das ruas Moraes e Castro e Ibitiguaia. Conforme justificativa do projeto, o sistema binário, que interligará as comunidades, vai reduzir o tempo de viagem, simplificar cruzamentos e diminuir interferências nos pontos de ônibus.           A Dom Silvério terá mão única em direção a Santa Luzia. Será alargada na altura do Seminário Santo Antônio e terá sua capacidade duplicada.


Informações: 3313-4734/4941 - Assessoria de Imprensa da Câmara

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade