O arcebispo metropolitano Dom Gil Antônio Moreira usou a Tribuna Livre nesta quinta-feira,19, em nome da Arquidiocese de Juiz de Fora para abordar o tema da Campanha da Fraternidade de 2015: Igreja e sociedade, que tem como lema: Eu vim para servir, citado como vocação de todos. O religioso ponderou que a Igreja não pode ser indiferente às necessidades daqueles que estão ao seu redor e que seus sentimentos são também os dos discípulos de Cristo.
A campanha foi inserida nas comemorações do jubileu do Concílio Vaticano II, que remetem ao esforço pela renovação da instituição, englobando temáticas sociais. Uma das questões abordadas este ano é a demografia, já que a população brasileira ultrapassou 200 milhões de habitantes e está se tornando envelhecida. A violência crescente também merece atenção, considerando que o país apresenta taxa de 20,4 homicídios por 100 mil habitantes, é o maior consumidor de crack e o segundo de cocaína.
Dentro desse contexto, a Igreja propõe o serviço, a justiça, a verdade e bem comum em parceria com instituições e organizações sociais. Dom Gil esclareceu que isso envolve apoio à luta “pela reforma política e a maneira de os cristãos se colocarem contra o difuso sentimento de decepção e descrença na política institucional”.
A Campanha da Fraternidade chega à 50ª edição. Trata-se de uma iniciativa dos católicos,a mas sem limites religiosos. Dom Gil observou que sempre são tratados assuntos de interesse geral como ecologia, vida, saúde e trabalho em busca de diálogo com a comunidade.
Castelar convida Arquidiocese para passeata pela paz
O vereador Wanderson Castelar (PT) argumentou que a temática atual está vinculada ao trabalho desenvolvido pela Câmara em defesa do bem comum e convidou a Arquidiocese, por meio do arcebispo, para participar da Semana de Segurança Escolar, que inclui uma passeata no dia 25 de março, com concentração às 10h, nas escadarias da Câmara, e do Fórum sobre o assunto no dia 27, às 15h, no plenário. Tratam-se de promoções das comissões de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, de Educação e de Segurança.
Informações: 3313-4734 / 4941 – Assessoria de Imprensa da Câmara