A construção de escola em tempo integral nas dependências onde funcionou a Febem, em Linhares, é proposta por meio de representação do vereador Oliveira Tresse (PSC) ao governador Alberto Pinto Coelho. O acatamento da iniciativa representaria um ato pioneiro do governador, disse.
O Linhares e o Bom Jardim abrigam a Penitenciária Ariosvaldo Campos Pires, com superpopulação, e o Hospital dos Toxicômanos. O terceiro maior complexo carcerário do Estado de Minas recebe visitas periódicas, fazendo com que os familiares se instalem nos bairros, concentrando uma população ainda mais carente de apoio. Oliveira Tresse lembra que os moradores convivem com fugas, circulação de viaturas com sirenes ligadas e insegurança no ir e vir.
A impossibilidade de extinção desse complexo é admitido por ele. Porém o vereador acredita que o impacto sobre a população pode ser minimizado através de compensações. A construção da escola em tempo integral é apontada como uma dessas medidas. Além de educação, com o estabelecimento de ensino, os adolescentes e seus familiares terão acesso a uma melhor qualidade de vida, saúde e lazer.
“A construção da escola, com área disponível para cultivo de verduras e hortaliças, criação de animais de pequeno porte, entre outras atividades agrícolas, é forma de manter crianças e adolescentes em local seguro, enquanto seis pais trabalham. Depois de cumprida a carga horária escolar, elas podem participar de aulas de dança, atletismo, música, estar em contato com a natureza, o que certamente contribuirá para sua formação pessoal e profissional,” argumentou.