O Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) da Câmara lançou nesta terça-feira (10/06) a Cartilha do projeto Diversidade: Somos Todos Diferentes, da série instrumentos da cidadania. O presidente Julio Gasparette (PMDB) enalteceu a figura do professor Fludualdo Talis de Paula, a quem apontou como maior responsável pela publicação, e participação dos demais servidores que transformaram a ideia em realidade. Gasparette assinalou que o trabalho retrata o compromisso do parlamento de Juiz de Fora, integrado pela Mesa Diretora e demais vereadores, com os cidadãos.
Pronunciando-se em nome do prefeito, o secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Cheker, assinalou que a Cartilha mostra o caminho do respeito às diferenças e divergências, em defesa de uma sociedade plural.
José Anísio, assistente social do Departamento da Terceria Idade, afirmou que a publicação tem caráter pedagógico e traz conhecimentos que precisam ser socializados. As ilustrações de Sandra Guedes chamaram a sua atenção por produzirem comunicação direta, simples e objetiva.
Ao apresentar o trabalho, Fludualdo enfatizou o caráter inclusivo, na versão digital. A conversão para CD, feita pelo servidor Luiz Paulo Santiago, se deu em dois formatos: um para pessoas com baixa visão e um para cegos, este com a descrição das imagens.
O vereador Antônio Aguiar (PMDB) abraçou a causa da inclusão há mais de 20 anos. Ele se diz chocado com a falta de sensibilidade da sociedade para entender o que é direito de igualdade.
Jucelio Maria (PSB) observou que “o amor nasce com o conhecimento e se fortalece com a compreensão das diferenças”. Segundo ele, essa cartilha precisa sair do papel para o comportamento das pessoas no dia a dia. “É preciso respeitar a singularidade de cada um.”
A educadora e vereadora Ana Rossignoli (Ana do Padre Frederico-PDT) se viu diante de um material objetivo, claro, informativo e inclusivo, “que deve ser levado a cada casa”. “Precisamos valorizar as diferenças. Todos nós somos iguais perante a Deus moralmente, fisicamente e em todas as situações de nossas vidas.”
Toda a equipe responsável pelo projeto foi apresentada, incluindo os assistentes Gilmara Santos Mariosa e Vinícius de Azevedo Martins; o sociólogo Sérgio Peres Dutra, a assistente social Flávia Duarte Tavares Flávio.