A primeira visita orientada à Câmara Municipal foi feita nesta quinta-feira (03/04) por 75 alunos do quarto ano do Colégio Stella Matutina. As crianças se encantaram com o mobiliário do plenário, mostraram-se curiosas quanto às funções dos vereadores e tiraram muitas fotos. O presidente Julio Gasparette (PMDB) considerou a retomada da atividade cívica muito importante na formação da cidadania das crianças e sugeriu que também visitem locais como o Museu Mariano Procópio, as secretarias e a Prefeitura.
A turma foi a primeira a ser beneficiada pela resolução da Mesa Diretora que estabeleceu a atividade “Conheça a Câmara”. A condução dos estudantes ficou sob a responsabilidade do assistente legislativo, Vinícius de Azevedo Martins, e da assistente técnica Legislativa, a advogada Cristiane Mara Teixeira Silva, do Centro de Atenção ao Cidadão (CAC). Os dois se encarregaram de mostrar a estrutura do Legislativo Municipal e explicar o papel desse Poder.
As crianças conheceram as várias seções da Câmara, o marco histórico dos 160 anos da Casa, a galeria das ex-vereadoras e dos ex-presidentes, além das fotos antigas da cidade. Passaram pela sala dos vereadores, foram recebidos pelo presidente em seu gabinete, assistiram a um vídeo institucional e a palestra sobre o funcionamento e a estrutura do legislativo.
Recebidas também pelo vereador Rodrigo Mattos (PSDB), as crianças foram informadas sobre projetos de importância elaborados e aprovados pela Câmara. Foi o caso do que proíbe a comercialização de alimentos calóricos nas cantinas das escolas e do que impede que as mochilas com material escolar tenham mais de 10% do peso de quem as transporta. A diretora geral do Legislativo, Maria Aparecida Fontes Cal, acrescentou a lei que determina a numeração das cadeiras nos cinemas, o que assegura a escolha antecipada do assento.
Curiosa, uma das crianças perguntou qual a lei mais importante de Juiz de Fora e tomou conhecimento sobre a Lei Orgânica Municipal, que se equipara a constituição municipal. Alice Mattos considerou a fiscalização a principal função dos vereadores. Lucas Amaral, que já conhecia o primeiro andar do Palácio Barbosa Lima, achou o plenário muito interessante e disse que a visita a Câmara “tornou mais legal” um dia de atividade escolar.
As visitas orientadas partiram de solicitações de escolas do município e grupos organizados. Com a iniciativa, o Legislativo busca se aproximar ainda mais da sociedade. Julio Gasparette cita este como “novo instrumento de abertura da Casa Legislativa à sociedade. Ao estreitar ainda mais a relação do povo com seus representantes, a Câmara cumpre sua função político-parlamentar e zela pela transparência de suas ações,” afirmou.