Publicada em: 21/02/2014 - 103 visualizações

Câmara aprova Mensagem que traz centro de distribuição da Fiat para JF

Câmara aprova Mensagem que traz centro de distribuição da Fiat para JF (21/02/2014 00:00:00)
  • Câmara aprova Mensagem que traz centro de distribuição da Fiat para JF
 
      A Mensagem 4091 na qual o Poder Público solicita autorização para ceder terreno de 136.036,00 metros quadrados sob regime de direito real de uso, às margens da BR-040, para instalação um centro de distribuição da Fiat Automóveis, foi aprovada nesta sexta-feira(21/02) na Câmara Municipal. Dúvidas levantadas e o surgimento de novas informações, provocaram um pedido de vistas do vereador Roberto Cupolillo (Betão-PT), que acabou derrotado.
     Emenda substitutiva apresentada pelo líder do governo Luiz Otávio Fernandes Coelho (Pardal-PTB) aprimorou a redação da matéria, deixando mais claro que a posse do terreno voltará ao município caso a Fiat descumpra algum item da Mensagem.
      “Quantos empregos serão gerados? Parece que são poucos, uma vez que a carga salarial anual será de R$ 168 mil. Essas e outras questões precisam ser melhor esclarecidas”, argumentou Betão, justificando o pedido de adiamento da votação. A preocupação do vereador aumentou ainda mais no momento em que Jucelio Maria (PSB) informou que o protocolo de intenções, ao qual teve acesso, responsabiliza o município pela oferta de toda a infraestrutura para instalação da empresa, além de assegurar isenção de IPTU por dez anos. Questões dessa amplitude levaram Betão a votar contra a Mensagem.
      Além de desejar o aprofundamento das discussões, Jucelio Maria também se posicionou contra a matéria, por defender maior contrapartida da empresa. Emenda aditiva por ele apresentada defendeu a destinação de 10% do total de investimentos previstos pela Fiat no município para projetos estruturais da Fundação Museu Mariano Procópio durante 6 anos após a sua implantação.
       Noraldino Junior (PSC) comemorou o cumprimento de uma proposta sua no texto. Ele se referiu a reserva de vagas abertas para os trabalhadores de Juiz de Fora. Pelo menos 70% da mão de obra terá que ser local. Por outro lado, enfatizou a necessidade de criação de mecanismos que assegurem o cumprimento integral do protocolo de intenções.
     Outros vereadores enfatizaram retornos significativos para o município, como o aumento de arrecadação de impostos, ressaltada por Isauro Calais (PMN). Nilton Militão observou que para dar respaldo a Fiat outras empresas também serão instaladas, ampliando a oferta de empregos.
    Wanderson Castelar (PT) foi favorável à Mensagem por entender que contribui para consolidar a cidade como pólo automotivo, o que não o impediu de também votar a favor do pedido de vistas, admitindo a necessidade de maior detalhamento do teor da matéria.
 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade