Publicada em: 07/02/2014 - 70 visualizações

Câmara aprimora organização documental dos processos administrativos

Câmara aprimora organização documental dos processos administrativos (07/02/2014 00:00:00)
  • Câmara aprimora organização documental dos processos administrativos
 

     O aumento dos níveis de eficiência e eficácia e transparência na gestão do dinheiro público estão sendo buscados pela Câmara Municipal de Juiz de Fora. Para isso, serão implantados, por Ato da Mesa Diretora, novos procedimentos para a organização de processos administrativos. O assunto foi tratado em recente curso oferecido aos servidores dos gabinetes dos vereadores e de todos os setores pela diretora geral do Legislativo, Maria Aparecida Fontes Cal; pelo supervisor das atividades da Escola do Legislativo de Juiz de Fora, Sérgio Loures, e pela chefe da Divisão de Arquivo e Registros Processuais, Nilma Ferreira de Sá e Lima.
    Os três, que redigiram a minuta, se reúnem em 17 de fevereiro, segunda-feira, para deliberar o início da aplicação das novas normas. Elas vão vigorar em caráter experimental durante três meses. Nesse período, as chefias poderão apresentar sugestões para aprimoramento e ajustes. Em seguida, será expedido Ato da Mesa Diretora, regulamentando a matéria. A ideia é criar rotinas eficazes. Todo o sistema será informatizado pela Divisão de Tecnologia de Informação, para facilitar o controle.
    O primeiro passo foi a criação da Divisão de Arquivo e Registros Processuais em 2013, que centralizará a organização e a tramitação. Um curso sobre Gestão de Documentos, oferecido por técnico da Assembleia Legislativa de Minas, Wendell Assis, contribuiu para o repasse de informações. O conhecimento foi reforçado no curso realizado durante esta semana.
    “Atualmente os processos administrativos estão atrelados aos setores dos quais partem. Com os novos procedimentos será possível uma visão do todo. A metodologia adotada vai favorecer o repasse de informações necessárias,” afirmou Bruna Barbosa, coordenadora da TV Câmara.
     Nilma Sá esclarece que a Divisão que chefia vai acompanhar os trâmites dos processos administrativos até o seu arquivamento. Cada chefia terá conhecimento, com clareza, em que etapa está cada processo, acrescentou Sérgio Loures. A diretora geral do Legislativo, Maria Aparecida Fontes Cal, afirma que a Câmara está dando mais um passo para modernização administrativa.

 


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