A proibição ao uso de andadores em creches municipais e particulares e demais unidades que atendam crianças foi aprovada nesta terça-feira (22/10) pela Câmara Municipal. O autor da proposta vereador Antônio Aguiar (PMDB), que também é médico pediatra, alertou para o grave risco de acidentes.
“O andador é completamente inútil. Não contribuiu no processo de marcha, impede o estímulo a músculos de grande importância para os primeiros passos e causa insegurança no momento em que a criança começa a se locomover sem o auxílio de qualquer apoio. Expõe a criança ao risco de traumatismos craniados, queimaduras, intoxicações e afogamentos, em função da falsa sensação de segurança obtida com seu uso e das freqüentes ocorrências de colisões violentas com objetos”, alerta..
O projeto está de acordo com preceitos da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Aliança Européia de Segurança Infantil. A expectativa de Antônio Aguiar é pela sanção. A partir daí as creches terão que afixar placa com a mensagem “é proibido o uso de andador infantil nas salas, áreas de lazer e áreas comuns”.
Os infratores estarão sujeitos a multa de R$ 300, ao dobro desse valor em caso de reincidência e, se insistirem no descumprimento da lei, a cassação de alvará de funcionamento. A regulamentação será de responsabilidade do Executivo.