A Câmara aprovou nesta sexta-feira (20/09), em primeira discussão, a Mensagem 4047 que autoriza o Executivo a participar do Cisdeste, Consórcio Intermunicipal de Saúde para Gerenciamento da Rede de Urgência e Emergência da Macro Sudeste e Microrregiões de Além Paraíba, Carangola, Juiz de Fora/Lima Duarte, Bom Jardim, Leopoldina/ Cataguases, Muriaé, Santos Dumont, São João Nepomuceno/ Bicas e Ubá.
A Comissão de Legislação e Justiça, integrada pelos vereadores Noraldino Junior (PSC), Chico Evangelista (PP) e Antônio Aguiar (PMDB), anunciou a apresentação de emenda substitutiva, em segunda votação, subscrita pelos demais vereadores. O texto assegura aos concursados do Samu, cedidos pelo município, o vencimento do cargo acrescido de todos os adicionais e gratificações previstos na legislação municipal: adicional de penosidade, insalubridade, urgência e emergência, horas extras e as gratificações já incorporadas.
A Mensagem teve os votos contrários dos vereadores Roberto Cupolillo (Betão) e Wanderson Castelar, da bancada do PT. Betão, que já havia se pronunciado sobre a matéria durante a semana, voltou a criticá-la. Ele considerou a emenda apenas um paliativo, convencido de que a aprovação da proposta vai substituir os concursados pelos contratados ao longo do tempo. À medida em que forem se aposentando, terão suas vagas ocupadas por pessoal sob regime da CLT, com salário diferenciado e sem direito a carreira.
Outros vereadores fizeram leitura diferenciada. Isauro Calais (PMN) acredita na melhoria da assistência, que pode se tornar referência no país. José Mansueto Fiorilo (PDT) esclareceu que o funcionamento do Cisdeste vai reduzir a demanda regional por atendimento em Juiz de Fora. Isso ocorrerá na medida em que hospitais das cidades vizinhas serão equipados para atender diversas especialidades e assim receber pacientes que normalmente seriam encaminhados para cá. Ao contrário de Betão, Fiorilo entende que o contrato dos profissionais é por dois anos, sem previsão de renovação.
Na segunda-feira (23/09) serão realizadas duas reuniões extraordinárias. Entre as matérias em pauta, estarão o Plano Plurianual (PPA) para o período de 2014 a 2117 e a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício financeiro de 2014.