Publicada em: 20/08/2013 - 87 visualizações
A saúde foi tema recorrente na Câmara Itinerante da Zona Norte I. O assunto passou por lideranças comunitárias, vereadores e pelo porta-voz da Prefeitura. Pronunciamentos e até uma faixa foram usados para reivindicar a reabertura da Policlínica de Benfica. O atendimento em urgência e emergência está sendo realizado na Unidade de Pronto Atendimento – UPA da Zona Norte. O secretário de Governo, José Sóter de Figueirôa anunciou o projeto de ocupar o segundo andar do prédio com atendimento secundário e um centro de especialidades. Para isso será necessária a construção de uma rampa. A reunião contou com a presença dos 19 vereadores, de todo secretariado municipal, além do vice-prefeito Sérgio Rodrigues. O evento abrangeu 45 bairros. O presidente da Câmara Julio Gasparette (PMDB) reafirmou a responsabilidade do Poder Público com Juiz de Fora.
O líder do Governo, Luiz Otávio Fernandes Coelho (Pardal-PTC),lembrou que a atual Administração herdou uma dívida da anterior, que precisa ser solucionada, e manifestou confiança no atendimento das necessidades da população, incluindo a reativação da Policlínica de Benfica e conclusão do Hospital Regional.
Aparecido Reis Miguel Oliveira (Cido-PPS), 2º secretário da Câmara, conclamou as lideranças a se unirem na busca de soluções e nas cobranças conscientes. O vereador disse que o secretário de Saúde, José Laerte, tem sido acessível e pediu celeridade na execução do projeto de implantação de atendimento especializado em Benfica.
Seguindo a mesma linha, o primeiro secretário, Nilton Militão (PTC), reconheceu avanços. Através de gestões junto ao secretário, reivindicou e conseguiu a recomposição da equipe do Programa Saúde da Família de Santa Cruz, além de um posto para o Vale dos Lírios.
A imediata reabertura da policlínica foi cobrada por Wanderson Castelar (PT) que enfatizou a sua importância para a população. O vereador informou que a unidade encontra-se sucateada, com carência de insumos, medicamentos e pessoal. Castelar ainda mostrou-se indignado com a ausência de José Laerte à reunião que promoveu com a comunidade exatamente para discutir a reabertura da Policlínica.
Isauro Calais (PMN) falou do carinho especial do prefeito com a Zona Norte e anunciou reforma da Regional Leste e do HPS, além de ter informado que nos sete primeiros meses do ano a Prefeitura efetivou 400 profissionais, 150 dos quais enfermeiros e auxiliares de enfermagem e 70 médicos. Enquanto isso, Rodrigo Mattos (PSDB) lembrou que foi feita licitação para a retomada das obras do Hospital de Urgência e Emergência, com previsão de término em 2014.
A maioria dos problemas apresentados pelos moradores são antigos, disse Roberto Cupolillo (Betão-PT), que chamou atenção também para novas questões que estão surgindo. O vereador referiu-se ao fechamento de bibliotecas em escolas municipais. Segundo ele, há casos de profissionais que prestam serviços há 15, 20 anos e estão sendo substituídos por outros sem a mesma experiência. Ele lembrou que Juiz de Fora é uma das cidades brasileiras com maior índice de leitura por pessoa e solicitou a reabertura das bibliotecas.
Em defesa da Zona Norte, Ana Rossignoli (Ana do Padre Frederico-PDT) relatou gestões que desenvolveu para doação do prédio onde funcionam as escolas Professor Almirante Barroso e Francisco Faria. Chico Evangelista (PP) informou sobre a encaminhamento de representação ao Estado na qual solicitou aumento do efetivo policial na cidade, conforme ele, uma das questões que mais comprometem a saúde. Zé Márcio (PV) chamou atenção para a importância de infraestrutura nos loteamentos do Minha Casa Minha Vida, lembrando que mais 200 moradias serão entregues em breve. De João do Joaninho (DEM) partiu o pedido de atenção para a zona rural. O presidente Julio Gasparette (PMDB) reivindicou o asfaltamento do acesso de todos os distritos até o final da atual gestão. E Jucelio Maria (PSB) convidou os presentes a participarem da audiência pública, nesta terça-feira (20/08) convocada a seu pedido, para discutir a falta de vagas nas creches municipais.
Expresso Cidadão
O Centro de Atenção ao Cidadão (CAC do Legislativo) apresentou o levantamento dos serviços realizados na Zona Norte I por meio do Expresso Cidadão. O posto itinerante passou pela praça de Benfica, São Judas Tadeu, Santa Cruz, Nova Era, Barreira do Triunfo, Igrejinha e Vila Esperança I e II. Foram emitidas 175 Carteiras de Trabalho, 122 certidões, prestadas 60 orientações jurídicas, 31 em assistência social e 143 informações diversas, um total de 531 atendimentos.
Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: 32 3313 4700
Faça contato com a Câmara.
Acesse aqui a página com os contatos dos nossos setores.
©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade