Após ter sua primeira lei aprovada, de “Incentivo à doação voluntária de sangue”, o vereador Cido (PPS) visitou o hemocentro de Juiz de Fora para conhecer as dependências e as necessidades da unidade.
O vereador foi recepcionado pela coordenadora Andrea Magalhães Nicolato e pelo gerente técnico Sebastião dos Santos Avelar. Os profissionais responsáveis pelo hemocentro apresentaram todos os procedimentos realizados na Unidade de coleta de sangue e as normas legais de funcionamento.
De acordo com a coordenadora Andrea Nicolato, o objetivo é descentralizar as coletas. “O ideal é que se tenham postos nas regiões, o que facilitaria a doação e aumentaria nosso estoque de sangue”, afirmou.
A unidade de coleta atende 30 cidades, com uma população aproximada de 800 mil habitantes. No primeiro semestre de 2013 o hemocentro de Juiz de Fora recebeu em média 3200 candidatos a doações por mês, um aumento de 13% com relação ao mesmo período do ano passado. Os homens podem fazer até quatro doações ao ano e as mulheres três.
“Depois de realizar as coletas, o sangue passa por um rigoroso controle de qualidade, para evitar o risco de contaminação por doenças infectocontagiosas”, disse Sebastião.
Além da coleta de sangue, o hemocentro também realiza transfusão de sangue para pacientes que não precisam de internação.
Sebastião alertou também para a importância do trabalho realizado pela equipe de captação de doadores, pois quando o estoque está baixo é feito o contato com os doadores cadastrados.
Cido falou de seu projeto, e disse que seu objetivo é ajudar o hemocentro a salvar vidas. “Sei que através desta lei várias pessoas serão beneficiadas. O que queremos é aumentar o estoque de sangue”, concluiu o vereador.