A Mensagem do Executivo, que tem como objetivo a contratação de operação de crédito junto ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), para a construção de uma ponte sobre o Rio Paraibuna na altura dos bairros São Dimas e Santa Terezinha foi aprovada nesta terça-feira (16/07) na Câmara Municipal.
De acordo com a Mensagem a nova ponte estará localizada em frente à Rua Humberto de Campos, no Bairro Santa Terezinha, tendo como função permitir o fluxo de veículos com origem nos bairros da região Nordeste com destino ao Centro e a Zona Norte e os originados da MG-353 e destino às demais regiões da cidade e às outras rodovias que interceptam o Município. A ponte terá um vão de aproximadamente 60m e deverá operar com três faixas para a circulação de veículos e com passeios nas duas laterais.
De acordo com justificava apresentada pelo Executivo, a intervenção irá melhorar as condições para a operação do trânsito sentido Centro a Zona Norte, para o tráfego de passagem pela região e possibilitará um alívio ao trânsito na Ponte Domingos Alves Pereira. Propiciará ainda melhoria no fluxo de veículos e transporte coletivo urbano, restabelecendo as condições adequadas de trafegabilidade, segurança e conforto, o que, naturalmente, virá agregar valores ao cotidiano dos cidadãos, criando melhores vínculos entre as pessoas e espaços públicos. O valor total a ser investido na operação de financiamento é de R$5 milhões.
A matéria teve emenda supressiva da Comissão de Legislação composta pelos vereadores Noraldino Junior (PSC), Chico Evangelista (PP) e Antônio Aguiar (PMDB) para suprimir o artigo 7°, em que ficaria o Chefe do Executivo autorizado a abrir créditos especiais destinados a fazer face aos pagamentos de obrigações decorrentes das operações de crédito autorizadas.