Publicada em: 21/05/2013 - 130 visualizações

Construção de capela mortuária e cemitério para a Zona Norte é tema de audiência na Câmara

Construção de capela mortuária e cemitério para a Zona Norte é tema de audiência na Câmara (21/05/2013 00:00:00)
  • Construção de capela mortuária e cemitério para a Zona Norte é tema de audiência na Câmara
 
     A construção de uma nova capela mortuária e um cemitério para a região da Zona Norte foi tema da audiência pública da tarde desta terça-feira (21/05).  A reunião foi proposta por João Evangelista de Almeida (João do Joaninho DEM), que protestou contra a ausência dos secretários convidados, afirmando que os representantes presentes não deram respostas concretas.

     De acordo com o vereador, a capela Mortuária José Paulino, situada no bairro Benfica, está em péssimas condições. “O salão onde acontecem os velórios não oferece conforto aos amigos e familiares, não existe estacionamento, os banheiros e a cozinha são precários. Em baixo da pia há mofo e água acumulada. O dormitório está com a cama quebrada e os colchões são velhos. A iluminação também é ruim e a instalação elétrica está mal conservada. Existem insetos espalhados por todo o salão. O espaço não comporta o número de velórios, que chega a quatro por dia”, esclareceu.

     Durante a reunião também foi solicitada a construção de um cemitério para a Zona Norte. “Os que existem não comportam novos sepultamentos. Essas são as principais reclamações dos moradores e por isso trouxemos o tema para discussão”, complementou João do Joaninho.

     Guarnai da Silva Santos, Padre da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, endossou as solicitações dos moradores. “O espaço onde acontecem os velórios é pequeno, a localização é ruim e as condições são precárias. Esse é o nosso primeiro passo para conseguir esse bem para a comunidade. Vamos nos unir para trabalhar junto à Câmara e conseguir essa melhoria para os moradores”, disse.

     Ronaldo Tadeu Magalhães Pereira destacou que é necessário um lugar adequado para enterrar os entes queridos. “Sei da dificuldade do prefeito, mas tenho certeza que um estudo será viabilizado para tratar da atual situação”, enfatizou. Carlos Alberto Mendes, representando o Conselho Municipal de Saúde, pediu atenção das autoridades presentes para a Zona Norte. 

     O vereador Dr. Antônio Aguiar (PMDB) ponderou que a questão da construção do cemitério na Zona Norte é maior do que pensamos e que a contaminação do meio ambiente é o principal impasse. 

     Julio Gasparette (PMDB) relatou que a situação dos cemitérios já foi discutida na casa. “Conhecemos bem a situação e vamos mais uma vez levar ao executivo as solicitações da comunidade”. 

     Aparecido Reis Miguel (Cido - PPS) disse que sabe das dificuldades que as famílias enfrentam e que fará de tudo para trabalhar por melhorias para a região. 

     André Mariano (PMDB) afirmou estar solícito com relação às melhorias necessárias para a capela. 

    Wanderson Castelar (PT) ressaltou que é preciso ter políticas publicas para esse segmento. “Conheço a capela e sei das necessidades. Vamos aguardar o pronunciamento da Prefeitura Municipal”. 

     O Subsecretário de Obras, Renato Dantas, se comprometeu a repassar todas as ponderações ao Secretário de Obras. “Vamos fazer o que for possível para tentar atender as atuais necessidades”. 

No final do encontro João do Joaninho informou que a Comissão de Urbanismo, Transporte, Trânsito e Meio Ambiente da Câmara irá estudar a atual situação e levar ao Prefeito a demanda solicitada pelos moradores.
 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade