O vereador Wanderson Castelar (PT) e moradores das comunidades do Monte Castelo e Esplanada se reuniram na tarde desta quarta-feira (10/04) com o Secretário de Saúde José Laerte Barbosa para discutir a possibilidade de reforma e ampliação das Unidades Básicas de Saúde dos dois bairros. Problemas de estrutura, falta de insumos e pessoal também ganharam destaque.
De acordo com Marta Maria Hagen, que reside no Esplanada, a unidade do local tem necessidade de expansão.”Ela foi criada há 30 anos. Existe área no entorno que possibilita a ampliação”.
A presidente do Conselho Local do bairro Fábrica, Irene Aparecida, lembrou que a UBS atende uma população flutuante, o que não possibilita o atendimento da demanda. Ela solicitou capina no entorno do prédio.
Sobre a UBS do Monte Castelo, Castelar pediu atenção para a carência de insumos acima do normal e cobrou o cargo de gerência nas unidades e também informatização. A ideia da instalação de uma unidade de saúde no Parque das Águas foi enfatizada pelo vereador, já que a comunidade, assim como a do Jardim Cachoeira, vem sendo atendida pela unidade do Monte Castelo, o que sobrecarrega o local. O vereador vem recebendo denúncias de servidores que tem sofrido represálias.
Segundo o secretário municipal de saúde, José Laerte, está prevista reforma para 14 UBSs de Juiz de Fora, a do Monte Castelo está incluída. O valor estimado é de R$ 537.975,12. Os outros bairros contemplados serão Alto Grajaú, Jardim Esperança, Jardim Natal, Jóquei Clube II, Linhares, Marumbi, Nova Era, Parque Guarani, Retiro, Santa Cecília, Santa Cruz, Santo Antônio e São Judas Tadeu.
Para o Esplanada o secretário comprometeu-se a realizar estudos e dar retorno ao vereador.