Publicada em: 16/01/2013 - 100 visualizações

Vereadores visitam empresa de Call Center Almaviva

Vereadores visitam empresa de Call Center Almaviva (16/01/2013 00:00:00)
  • Os integrantes da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de Juiz de Fora, Roberto Cupolillo (Betão – PT), José Márcio (PV), André Mariano (PMDB) e Jucelio Maria (PSB) e a vereadora Ana do Padre Frederico (PDT) visitaram a Almaviva...
 

Os integrantes da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de Juiz de Fora, Roberto Cupolillo (Betão – PT), José Márcio (PV), André Mariano (PMDB) e Jucelio Maria (PSB) e a vereadora Ana do Padre Frederico (PDT) visitaram a Almaviva nesta quarta-feira (16/01) para conhecer o funcionamento e as rotinas de trabalho da empresa. Os parlamentares foram recebidos pelo Superintendente de Operações, Marcelo Machado.

A visita foi motivada por reclamações recebidas pela vereadora em seu gabinete, como pressão psicológica, pagamento de multa por quem está em treinamento caso haja interrupção do contrato e refeições diferenciadas por hierarquia. Ana informou que atua junto aos jovens e realizou várias indicações à empresa, por isso deseja averiguar a situação.

O Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Betão, ressaltou que a Câmara tem responsabilidade pela vinda da empresa para a cidade, já que aprovou a redução da alíquota de 5% para 2%. “Além da visita, iremos conversar com o sindicato para conhecer a realidade desses trabalhadores e avaliar o porquê da alta rotatividade”.

Jucelio argumentou sobre a questão do cumprimento de metas e a necessidade de um gerenciamento interno de informações sem ruído. “Em um grupo tão grande de pessoas a desinformação atrapalha o trabalho”.

Já José Márcio falou sobre a viabilização de um canal para reclamações, como uma Ouvidoria Interna.  “É fundamental que as pessoas tenham como repassar ao Superintendente suas insatisfações e proponham melhorias”.

André Mariano reiterou a importância da atuação da comissão para garantia dos direitos dos trabalhadores.

 

O Superintendente da Almaviva explicou que a empresa integra um grupo italiano com mais de 25 anos de experiência no mercado internacional. A unidade em Juiz de Fora foi inaugurada em agosto de 2011 e conta atualmente com 3200 funcionários, com carga horária diária de 6h20. Além do salário mínimo, são oferecidos plano de saúde, refeição e remuneração extra por produtividade. A maioria deles são jovens no 1º emprego, já que não é exigida experiência. 

 

A rotatividade, segundo Marcelo, é inerente ao setor e muitos colaboradores fazem faculdade e quando se formam optam pela outra carreira. “A rotatividade é do negócio. Pessoas podem não se adaptar, mas podem também permanecer e crescer na empresa. Valorizamos nossos funcionários. Até hoje já recebemos três visitas do Ministério do Trabalho e seguimos o que determina a Legislação”.

Ainda de acordo com o Superintendente, as refeições seguem o modelo da Unidade de Belo Horizonte e a diferenciação é feita de acordo com a carga horária, já que no setor administrativo são 8 horas diárias.

O coordenador de projetos da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, André Zuchi, também esteve presente e destacou a importância do setor para a cidade, com a geração de 6500 empregos e arrecadação municipal de mais de 2 milhões e meio.

Após a visita, os vereadores informaram que darão continuidade ao trabalho, com a ida a outros dois call centers e amplo contato com o sindicato da categoria. Um relatório com as informações obtidas será elaborado e enviado ao Ministério Público caso sejam constatados indícios de irregularidades.

 

 

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade