Publicada em: 29/11/2012 - 70 visualizações

Paralisação da BR 440 é tema de audiência pública

Paralisação da BR 440 é tema de audiência pública (29/11/2012 00:00:00)
  • A audiência pública da tarde desta quinta-feira (29/11), de autoria dos vereadores Julio Gasparette (PMDB) e João do Joaninho (DEM) discutiu a paralisação das obras da BR 440. Os proponentes da audiência são favoráveis a continuidade da...
 

A audiência pública da tarde desta quinta-feira (29/11), de autoria dos vereadores Julio Gasparette (PMDB) e João do Joaninho (DEM) discutiu a paralisação das obras da BR 440.

Os proponentes da audiência são favoráveis a continuidade da construção. Gasparette destacou que esta é a única obra de valor que chegou em nossa cidade e que os moradores da cidade alta não podem suportar tantos transtornos. “O Tribunal de Contas da União relata que houve inexistência de planejamento e chama atenção para que a cidade tenha responsabilidade para não prejudicar o gasto até o momento”, contou o vereador.

O deputado estadual, Bruno Siqueira, acompanhou a audiência. O prefeito eleito esteve em Brasília com o Deputado Federal Mauro Lopes e com técnicos do DNIT onde reiterou a importância da BR 440. Bruno frisou a necessidade do término do trecho até o campo do Nova União , dando acesso a BR 040. “Para dar continuidade a obra é necessário um amplo debate. Temos um carro zero KM com as rodas, mas sem o pneu. Queremos beneficiar todos os moradores de Juiz de Fora. Precisamos ao menos concluir essa etapa”, enfatizou Bruno.

O representante dos moradores da Cidade Alta, Luiz Claúdio, apresentou a opção da Via Parque São Pedro. Uma opção que, segundo os moradores, pode resgatar o desenvolvimento sustentável que irá auxiliar no trânsito, com pista de caminhada, ciclovia, revitalização e preservação da represa.

O supervisor da unidade local do Dnit, Edson Ruffo, irá levar as questões apontadas pelos vereadores, deputado, população e representantes das associações de moradores para seus superiores.

A BR 440 está sendo construída para ligar as rodovias BR 040 e BR 267. Com 9 km de extensão, passará pelos bairros Viña Del Mar, Bosque do Imperador, São Pedro, Borboleta, Vale do Ipê e Democrata. Parte da obra já foi realizada, mas a execução está suspensa por determinação do Tribunal de Contas da União. Até agora foram gastos mais de 54 milhões de reais, do total orçado de R$107 milhões 988 mil.

O projeto inicial da via foi elaborado pela Prefeitura em 1979, como parte do Plano Viário do Município.  O objetivo é facilitar e reduzir o grande tráfego de caminhões e ônibus que circulam pelo centro da cidade.

Em 1990 o Executivo Municipal realizou processo licitatório para a contratação de empresa. O segmento entre a BR 040 e a 267 passou a ser denominado BR 440 somente em julho de 2007, passando a integrar o Sistema Rodoviário Nacional. A responsabilidade foi transferida para o DNIT em 2009.

Desde então, as obras ganharam força e a população foi beneficiada com a estrutura de saneamento prevista no projeto.  O esgoto parou de ser lançado no córrego, o que melhorou a qualidade de vida dos moradores.  As casas próximas à represa também foram beneficiadas com novos emissários de esgoto. Uma estação de tratamento será construída no bairro Martelos.

No entanto, com a paralisação das obras, há  muitos itens inacabados, o que tem trazido grandes prejuízos para comerciantes e moradores.

A pavimentação ainda não está adequada e o trânsito no local está confuso. Há pontos em que a circulação de veículos foi proibida. O acúmulo de água da chuva provoca poças e inundação. Há ainda muitos buracos pela via, o que acaba danificando os veículos.

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade