A audiência pública da tarde desta quarta-feira (19/09) debateu a possibilidade de modificação no sistema de trânsito do Bairro São Mateus, anunciadas pela Prefeitura, bem como alterações no traçado da Praça Jarbas de Lery Santos.
A comunidade é contra a alteração que, de acordo com o projeto, pode diminuir a área da praça. “Não houve diálogo. Ficamos sabendo dessa intenção pelas redes socias. É notório o problema do trânsito em Juiz de Fora, mas o investimento deve ser feito em transporte público”, disse a moradora do São Mateus, Cecília Borges.
De acordo com o Secretário de Transporte e Trânsito, Márcio Bastos, foi elaborado um esboço inicial do projeto, e que neste a proposta é de que as obras apenas margeiem a praça de São Mateus, não sendo a intenção cortar o espaço para abrir uma rua.
Outro tema foi abordado durante o debate. O professor e engenheiro Cézar Barra apresentou um projeto sobre o binário Av. Rio Branco e Rua Dom Silvério. O estudo compreende quatro pontos de ônibus na Avenida Rio Branco, criação de um ponto de ônibus na Avenida Ibitiguaia em faixa de terrenos vagos, mudança no ponto da Rua Chácara para o lado direito e dois pontos da Rua Dom Silvério com baia no início da quadra (Seminário) e no meio da quadra (Cofercil) distando cerca de 220 metros. O ponto no final da rua (370 m) seria mantido, melhorando a segurança.