A mobilidade e a estética urbana podem ser modificadas por meio de projeto de lei de Flávio Cheker (PT). O que já acontece em cidades americanas, europeias e mesmo em alguns centros brasileiros é defendido pelo vereador também para Juiz de Fora. Trata-se da troca das redes aéreas pelas de fiação subterrânea.
Os benefícios são amplos, afirma Cheker, referindo-se ao aumento da segurança, redução da poluição visual e das podas inadequadas de árvores. As chuvas fortes e os ventos causam acidentes por provocarem rompimento dos fios que, em contato com a água, podem eletrocutar pessoas. Com as redes subterrâneas, esse risco inexiste. As podas de árvores também poderão ser feitas com mais eficiência, sem impedimento da passagem da fiação e do cabeamento. Além disso, o vereador argumenta que as vias ficarão mais claras e esteticamente mais agradáveis.
A proposta abrange redes de infraestrutura de transmissão de energia elétrica, telefonia, comunicação de dados por fibra óptica, de televisão a cabo e outros cabeamentos. A formação de consórcios entre as empresas que precisam usar a rede subterrânea é recomendado como forma de racionalizar espaço e evitar a constante abertura de valas. A implantação de dutos deve ser precedida de concessão, permissão ou autorização do município.
O processo se daria em curto prazo na área Central, compreendendo parques e praças. A rede aérea será substituída dentro de um ano. Nos passeios e vias públicas arborizadas, a substituição será gradual, com prazo fixado em decreto. Cheker abre exceção para casos especiais, a exemplo de cruzamentos, quando a rede estiver rente ao passeio e para o funcionamento dos sinais de trânsito. Uma vez aprovada e sancionada, a proposta entrará em vigor em 90 dias.