Publicada em: 31/03/2006 - 338 visualizações

Vereador quer decisão sobre projeto de proteção a animais de rua

Vereador quer decisão sobre projeto de proteção a animais de rua (31/03/2006 00:00:00)
 

Vereador quer decisão sobre projeto de proteção a animais de rua

       “Vontade política, esse é o caminho para resolver o problema do aumento da população de animais de rua em Juiz de Fora. A questão é séria e se não houver interesse dos governantes, iremos continuar a presenciar o sofrimento de milhares de bichos e ainda deixar a população em risco por causa das doenças”. A indignação é do vereador José Emanuel (PMN) que teve vetado pela Prefeitura o seu projeto de lei que implementa o programa Municipal de Esterilização de Cães e Gatos. Além disto, o projeto ainda abrange a vermifugação, identificação e a conscientização de posse responsável.
       
       A idéia do vereador é realizar 200 cirurgias/mês, através de convênios com clínicas veterinárias ou estabelecimentos particulares de ensino de medicina veterinária. A esterilização será feita nas clínicas e nas escolas.
       
       “A minha parte eu estou fazendo, agora cabe ao prefeito Alberto Bejani (PTB) ter a consciência de que este problema pode se tornar muito mais grave com o tempo”, afirmou. “Talvez a realização de fóruns, seminários, debates e interesse da administração pública possam apontar uma direção para proteger os animais de rua”, completou o vereador que esteve reunido com a secretária de Saúde, Maria Aparecida Soares (Nininha) para discutir o veto ao projeto. De acordo com o legislador, a representante do Executivo disse que a sua equipe está buscando maneiras de amenizar o problema, “mas que no meu entender são paliativas. Precisamos de ações mais drásticas.
       
       Presente ao encontro também, o presidente da AJUDA – Aliança Juizforana pela Defesa dos Animais – Antônio José Novaes, o Bolão, que também está preocupado com os maus tratos e o número crescente de cães e gatos abandonados. “É preciso medidas urgentes e que sejam concretas e eficazes no controle da população desses animais de rua. Caso contrário, a cidade estará sendo prejudicada. Precisamos encarar esse problema como sendo um problema coletivo e não isolado”, disse.
       
       José Emanuel, que há oito anos trabalha com projetos de proteção aos animais, tem realizado visitas periódicas ao Canil Municipal. Animais doentes e amontoados em pequenos espaços foi o principal problema verificado por ele. “A situação dos animais no Canil da Prefeitura é delicada e precisa ser estudada com detalhes por técnicos, biólogos e veterinários. Não é possível admitir mais tanto sofrimento para os bichos, que estão vivendo em lugares tão pequenos”, desabafou.
       
       Outro ponto questionado pelo vereador está no fato de o Demlurb ser o responsável pela captura e manutenção dos animais. “Animal não é lixo”, defendeu. “É preciso incentivar a posse responsável, bem como a castração, que é a melhor maneira para que haja um controle da situação dos animais sem donos”, disse.
       

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade