Publicada em: 30/08/2005 - 548 visualizações

Entidades públicas podem ter software livre em Juiz de Fora

Entidades públicas podem ter software livre em Juiz de Fora (30/08/2005 00:00:00)
 

Entidades públicas podem ter software livre em Juiz de Fora

       Já está nas Comissões Técnicas da Câmara o Projeto de Lei do vereador Dr. Waldir (PTB) determinando a adoção prioritária de software livre em todos órgãos, secretarias, empresas públicas, departamentos e entidades públicas municipais. De acordo com o vereador, a utilização desse tipo de software evita o pagamento de licenças, reduzido em milhares de reais o custo de implantação em soluções de informática. No Rio Grande do Sul, por exemplo, os custos de informatização de 3 mil escolas públicas caíram de R$87 milhões para R$47 milhões. Uma economia que poderá ser aplicada em saúde, educação, segurança e transportes públicos, gerando benefícios para a coletividade, exemplifica o vereador.
       De acordo com a justificativa do projeto, o software livre corresponde a um tipo de programa que tem o código-fonte aberto e cita como exemplo o sistema operacional Linux. Outros programas exigem pagamento para atualização e modernização de seus dados. Em países de pessoas pobres como o Brasil, e preço do software fechado torna-se um obstáculo à inclusão digital, avalia Dr. Waldir.
       Para o vereador, o Município é o ente fomentador do desenvolvimento tecnológico e da democratização ao acesso de novas tecnologias para a sociedade e se as pequenas, médias e grandes empresas multinacionais já estão adotando programas abertos, evitando o pagamento de milhões de dólares em licenciamento de programas, por que o Município, com uma infinidade de demandas sociais não pode fazê-lo, questiona.
       

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade