Publicada em: 28/12/2005 - 321 visualizações

Vereador quer proteção para caixas de areias em praças da cidade

Vereador quer proteção para caixas de areias em praças da cidade (28/12/2005 00:00:00)
 

Vereador quer proteção para caixas de areias em praças da cidade

       “É muito preocupante, para nós administradores públicos, a falta de cuidados com as caixas de areia existentes em nossas praças. Elas têm exposto a população, sobretudo as crianças, a riscos de zoonoses. Algumas delas de extrema gravidade, como a causada pelo Toxocara, transmitida pelos fezes de animais. Trata-se de uma iniciativa de saúde preventiva”. A opinião é do vereador Antônio Jorge (PSDB), autor do projeto de lei que obriga a prefeitura a instalar cercas nas caixas de areia de praças que impeçam o acesso de cães, gatos e ratos a estes locais.
       
        De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, epidemiologicamente é relevante considerar que cães e gatos, pelo livre acesso a locais de recreação, contaminem o solo, eliminando até 15.000 ovos de parasitas por grama de fezes.
       
       Esses ovos, devido a consistência de sua cutícula externa, permanecem viáveis por longo período no ambiente, expondo a população humana ao risco de infecção e desenvolvimento de doenças.
       
       Uma dessas doenças é causada pelo parasita Toxocara spp, particularmente o Toxocara canis, em seu estágio de larva e que, por ser nômade, ocasiona na contaminação de forma rápida dos seres humanos. É considerado como um dos mais comuns parasitas mundiais, cuja prevalência pode chegar até 81% da população de cães.
       

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade