Projeto quer estimular visitas aos pontos turísticos de Juiz de Fora “O ponto mais importante de qualquer projeto pedagógico é a mobilização dos educadores e dos alunos. Desenvolver uma disciplina como a que estou propondo exige interesse e empenho dos poderes constituídos e de profissionais do setor”. A argumentação é do vereador Oliveira Tresse (PMN) que quer levar os pontos turísticos da cidade aos alunos das escolas públicas. Ele apresentou projeto de lei que determina que as instituições, de acordo com a orientação pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, introduzam na grade curricular, visitas obrigatórias aos pontos turísticos e ou culturais de Juiz de Fora.
De acordo com a matéria, caberá ao Executivo providenciar, conforme calendário pre-estabelecido pela Secretaria de Educação, em conformidade com a administração de cada setor, o transporte de ida e vinda aos lugares.
Oliveira ressalta em seu projeto, os lugares considerados pontos turísticos ou culturais de Juiz de Fora. São eles: Museu Mariano Procópio; Parque da Lajinha; Hidrelétrica de Martelos; complexo que integra o Espaço Cultural Bernardo Mascarenhas; Teatros; Construções Tombadas como patrimônio histórico e cultural; Auditórios; Biblioteca Murilo Mendes; e Morro do Cristo.
“Além de apresentar a cidade aos estudantes, as visitas irão estimular a criatividade e a curiosidade das crianças e jovens que, através de perguntas, recolhimento de dados e análise das informações, poderão conhecer melhor a história de nossa cidade. Mas para que o projeto tenha sucesso, é necessário um envolvimento grande da escola, através de seus professores, técnicos, dirigentes, além dos alunos. Isso implica na escola exercitar a sua autonomia, como instância de análise, planejamento e execução de propostas”, disse o vereador.
Oliveira acredita ainda que essas visitas irão contribuir para que as crianças aprendam, desde cedo, “a ter orgulho de nossa querida Juiz de Fora, de Minas Gerais e do Brasil. Ao se tornarem conhecedores da História, elas adquirirão conhecimento, capaz de induzir a convicção de que o nosso município foi e sempre será berço de grandes avanços industriais e culturais, evidenciado no cenário nacional”.
|