Publicada em: 27/03/2006 - 312 visualizações

Câmara realiza audiência pública com secretário de Agropecuária e Abastecimento

Câmara realiza audiência pública com secretário de Agropecuária e Abastecimento (27/03/2006 00:00:00)
 

Câmara realiza audiência pública com secretário de Agropecuária e Abastecimento

       As explicações do secretário de Agropecuária e Abastecimento, Marcelo Detoni, provocaram debate no plenário, durante Audiência Pública, solicitada pelo vereador Eduardo Novy (PTB), para a exposição de projetos do setor. De acordo com o petebista, “o pequeno e médio produtor precisam de uma política agrícola eficaz, com incentivos financeiros para produzirem. Para ele, “o homem do campo não precisa mendigar o seu sustento nos centros urbanos com subempregos. Ele trabalha e tem vontade de produzir, é só buscar mecanismos para que isso aconteça”.
       O secretário disse que, apesar de ter um orçamento reduzido, o prefeito Alberto Bejani (PTB) tem investido no setor. São programas criados para que o produtor agrícola seja beneficiado de forma ampla. Detoni citou o ‘feijão alimento”, o “horta nas creches”, o “pró-leite” e o “Minas sem fome”, que leva, além de informação, através de palestras, e cursos para os agricultoras, a cultura do milho e do feijão.
       Os vereadores quiseram saber sobre a destinação do espaço da Fazenda Santa Cândida como reforço para os projetos da secretaria de Agricultura e Abastecimento. Marcelo Detoni informou que o lugar já está sendo adaptado para receber novos programas. Ele disse estarem em andamento o que coloca moradores de rua, através da Amac, em cursos voltados para plantação e cultivo de hortaliças; o de criação de peixes, com a possibilidade de se criar um frigorífico e uma cooperativa, e o de plantação de ervas medicinais.
       A questão da fiscalização de alimentos em feiras e estabelecimentos da cidade também foi discutida. O secretário explicou que o programa “pratos limpos” tem realizado um trabalho intenso, “defendendo o direito de consumidor ter produtos de qualidade em sua mesa”. Novy elogiou a iniciativa e pediu que a Prefeitura dê mais atenção aos produtos apreendidos, em bom estado para consumo. Lei de sua autoria, doa alimentos para entidades que prestam um serviço de assistência social para famílias carentes.
       Novy encerrou a audiência explicando que tem sido um “desafio adequar e estimular o processo de desenvolvimento da Zona Rural, através da redistribuição de recursos”. Ele elogiou o esforço do secretário e de toda sua equipe que têm proposto novos caminhos para o homem do campo. “A agricultura em Juiz de Fora tem crescido como um setor importante para a sociedade e isso se deve a ações políticas sérias que fazem dos projetos um sonho real”.
       

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade