Publicada em: 03/05/2011 - 126 visualizações

Castelar propõe comemoração pelo centenário de Synval Silva

Castelar propõe comemoração  pelo centenário de Synval Silva (03/05/2011 00:00:00)
  • Castelar propõe comemoração pelo centenário de Synval Silva        Com o objetivo de recuperar a memória da cidade, valorizar a cultura brasileira e realçar a importância de Juiz de Fora no cenário artístico e cultural do país, o vereador Wanderson...
 

Castelar propõe comemoração pelo centenário de Synval Silva

       Com o objetivo de recuperar a memória da cidade, valorizar a cultura brasileira e realçar a importância de Juiz de Fora no cenário artístico e cultural do país, o vereador Wanderson Castelar (PT) apresentou indicação ao prefeito Custódio Mattos, sugerindo que o município comemore o centenário de Synval Silva.
       Nascido em Juiz de Fora, em 14 de março de 1911, Synval Machado da Silva seria aclamado como um dos principais autores da música popular brasileira. Filho de um clarinetista, ele foi componente da Banda Euterpe Mineira, recebendo na cidade a base de sua formação musical.
       Compositor predileto de Carmem Miranda, com quem excursionou aos Estados Unidos na década de 1950, Synval Silva é o autor de “Adeus, Batucada”, um dos maiores sucessos na voz da ‘pequena notável’ e considerado pela crítica um dos mais belos sambas de todos os tempos. Morreu em 14 de abril de 1994, ocasião em que já estava afastado da vida artística.
        a brasileira e realçar a importância de Juiz de Fora no cenário artístico e cultural do País, o vereador Wanderson Castelar (PT-JF) apresentou indicação ao prefeito Custódio Mattos, sugerindo que o Município comemore o centenário de Synval Silva.
       “É uma pena – lamenta o petista – que a cidade desconheça a importância de Synval Silva nem saiba tirar proveito do fato de tê-lo como filho. Qualquer outra cidade culturalmente desenvolvida teria, ao menos, uma sala de shows com o seu nome. De qualquer forma, ainda é tempo de corrigirmos nossa omissão. A cultura agradeceria” – provoca o parlamentar.

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade