Audiência pública discute reajuste salarial do funcionalismo municipal “A Câmara está atenta às negociações entre os servidores municipais e o Executivo. A audiência pública de hoje, 25/05, abriu um precedente de entendimentos entre os poderes e a sociedade nesta questão salarial. Os funcionários do Cesama, por exemplo, puderam sair mais otimistas em relação a pauta de reivindicações. A declaração foi do vereador do PMDB, Paulo Rogério dos Santos que solicitou a reunião para tratar do assunto.
De acordo com o presidente do Sinserpu, Cosme nogueira, os servidores públicos têm experimentado no decorrer destes últimos anos, uma gradativa desvalorização dos salários. Para ele, mesmo em tempos de economia com inflação mais estabilizada, a defasagem salarial vem massacrando o funcionalismo. ”A insatisfação é geral e não existe qualquer tranqüilidade para planejarem e cumprirem seus compromissos. Essa insegurança tem refletido na vida pessoal, familiar e profissional dos servidores, mas estamos no caminho certo, o de negociar nossas reivindicações de forma tranqüila e o que é melhor, sendo escutado pelo Executivo”, afirmou.
“Apesar das boas intenções demonstradas pelo poder público, os funcionários do Cesama ainda estão vivendo momentos de insegurança”. O desabafo foi do presidente do Sinágua, José de Almeida Guedes, que informou, que os entendimentos entre a direção do órgão e os servidores, ainda estão “acanhadas”. Ele disse que a participação do Legislativo nesse processo seria de grande importância, uma vez que, “os vereadores têm o respaldo do prefeito Alberto Bejani, que já sinalizou estar preocupado com a questão, além de representarem os interesses do povo”.
O reajuste concedido pelo Poder Executivo gira em torno de 8,60%. Os servidores pleitearam um índice de 10,74% para a revisão geral da remuneração do funcionalismo público municipal, prevendo, ainda, os entendimentos sobre as perdas salariais acumuladas nos últimos anos.
Cosme Nogueira se mostrou otimista em relação as negociações passadas. Ele informou que o prefeito está aberto a analisar pontos da pauta de reivindicações, “o que significa um grande avanço para nós servidores”.
|