Publicada em: 26/04/2011 - 77 visualizações

Sacolas plásticas têm dias contados em Juiz de Fora

Sacolas plásticas têm dias contados em Juiz de Fora (26/04/2011 00:00:00)
 

Sacolas plásticas têm dias contados em Juiz de Fora

       Juiz de Fora acompanha a discussão nacional sobre o fim do uso das sacolas plásticas. Desde agosto de 2009, vigora lei com texto do vereador Julio Gasparette (PMDB) que proíbe a utilização de embalagens, sacos de lixo e sacolas plásticas em todos os estabelecimentos comerciais, industriais e prestadores de serviço na cidade. A intensidade dos debates geraram, na época, a necessidade de concessão de um prazo maior para adaptação dos estabelecimentos. Eles tiveram três anos, a partir da vigência, para cumprir as determinações. Ou seja, a lei passa a valer em 2012. A partir daí só será permitido o uso de material biodegradável ou oxibiodegradável ou sacolas reutilizáveis, produzidas com produtos resistentes, capazes de atender às necessidades dos clientes.
        Gasparette apresenta argumentos objetivos pela mudança de hábitos: a defesa do meio ambiente com a implementação de política preventiva e de caráter educativo para proteção dos interesses das gerações futuras. O Executivo dará a sua contribuição por meio de campanhas educativas e de conscientização.
        Os infratores estarão sujeitos a notificação com prazo de 30 dias para tomar providências, multa de R$ 500, o dobro desse valor em caso de reincidência, interdição do estabelecimento e cassação do alvará de localização e funcionamento.
        A proibição do plástico já vigora em Belo Horizonte. São Paulo segue o mesmo caminho. Acordo está sendo firmado entre o governo do Estado e a Associação Paulista de Supermercados (Apas) para dar fim ao uso das sacolas plásticas.

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade