Publicada em: 26/04/2005 - 536 visualizações

Vereadora propõe a criação de Banco de Remédio em Juiz de Fora

Vereadora propõe a criação de Banco de Remédio em Juiz de Fora (26/04/2005 00:00:00)
 

Vereadora propõe a criação de Banco de Remédio em Juiz de Fora

       “Remédios para quem não tem condições de comprá-los”. Esse é o pensamento da vereadora Rose França (PTB), autora do projeto de lei que cria o Banco do Remédio de Juiz de Fora para a população carente da cidade.
       
       De acordo com a matéria, o Banco do Remédio funcionará junto à Secretaria Municipal de Saúde com uma sala própria, onde serão armazenados os medicamentos recebidos de doações.
       
       A formação de estoques, classificação, verificação de conteúdo e prazo de validade devem ser tarefas desempenhadas por profissionais de área médica ou farmacêutica, do quadro próprio do município, estudantes, estagiários e voluntários.
       
       Os remédios doados devem estar em bom estado de conservação, com bula e prazo mínimo de 45 dias, antes da data de vencimento. Eles deverão ser catalogados ainda através de seu nome genérico, substância ativa e ter também uma relação de similaridade nominal, nome comercial e genérico.
       
       O Banco do Remédio será destinado exclusivamente a pessoas comprovadamente carentes após visita, cadastro e relatório realizados por assistentes sociais do quadro próprio do município e/ou voluntários. Os medicamentos serão fornecidos com apresentação de receita médica original, a ser arquivada em local próprio.
       
       Os estoques de medicamentos devem ser relacionados e atualizados todas as semanas, devendo ficar disponíveis para consultas, via fax/e-mail e mediante listagem impressa para consulta no próprio Banco de Remédio. O município deverá incentivar a doação através de divulgação e campanhas. “Com a velocidade da tecnologia, as indústrias farmacêuticas colocam no mercado, medicamentos cada vez mais eficazes, mas infelizmente muito caros. A proposta da criação do Banco de Remédio é justamente a de proporcionar à população carente de nossa cidade acesso a medicamentos que normalmente não teriam condições de compra-los”, afirmou a vereadora Rose França.
       

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade