Comissão da Copa tem segunda reunião na Câmara A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo do Governo de Minas Gerais será convidada para participar da próxima reunião da Comissão especial criada na Câmara Municipal de Juiz de Fora para discutir assuntos referentes à competição. A necessidade da interação do governo do Estado nas ações locais foi um dos pontos abordados no encontro desta segunda-feira (25/07), que reuniu, além dos vereadores Carlos Bonifácio, Julio Gasparette e Chico Evangelista, representantes da Secretaria de Esporte, da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento e do Núcleo de Turismo da PJF, do Juiz de Fora e região Convention e Visitors Bureau, da rede hoteleira e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de JF (Abrasel).
A segunda reunião da Comissão da Copa foi marcada pela participação do poder executivo. Novamente se falou da necessidade de elaborar medidas para aumentar a mobilização de toda a sociedade juiz-forana em torno do evento e fazer com que a cidade se organize e esteja preparada para receber delegações, turistas e imprensa.
O assessor da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), Heglisson Toledo, relatou que o processo de internacionalização da cidade começou no início de 2010 e que Juiz de Fora tem boas perspectivas de ser sub-sede da Copa. “No dia 4 de julho recebemos a visita de representantes da FIFA que avaliaram as instalações esportivas e a infraestrutura da cidade. Teremos que fazer adequações, mas Juiz de Fora foi pré-aprovada”.
O subsecretário da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Jackson Moreira, também acredita que a cidade está no caminho certo. “Há um trabalho integrado entre todas as secretarias e estamos realizando uma política de consolidação do turismo”.
Para o presidente da Câmara, vereador Carlos Bonifácio, é necessário que a comunidade esteja informada sobre tudo que acontece na cidade referente à Copa e que todos participem. “Reforço a importância da integração entre poder público, iniciativa privada e sociedade. Temos que consultar a população sobre o que ela gostaria que fizéssemos em Juiz de Fora”.
O vereador Julio Gasparette lembrou da importância de se ter uma equipe profissional para apresentar a proposta de Juiz de Fora para o mundo. “Precisamos de um lob profissional. Não adianta organizarmos a cidade e nossa região não ser escolhida por nenhuma delegação”.
O presidente da Abrasel Juiz de Fora, João de Matos Neto, tem a mesma opinião de Julio Gasparete. “Nessa situação o lob profissional é fundamental. É preciso contratar um escritório, que nos auxilie neste trabalho”, destacou.
No final do encontro o representante da Secretaria de Esportes sugeriu a criação de uma Comissão de Mega-eventos em Juiz de Fora, composta pelo executivo, pelo legislativo e por outros setores, que se mobilizariam também para a Copa das Confederações, Copa América e Olimpíadas.
Uma nova reunião da Comissão da Copa será agendada em breve. A data e o horário serão definidos de acordo com a disponibilidade do representante da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo do Governo de Minas Gerais. |