Publicada em: 25/07/2005 - 1134 visualizações

Prédio que abrigava antigo hospital municipal Mozart Texeira é transformado em unidade administrativa

Prédio que abrigava antigo hospital municipal  Mozart Texeira é transformado em unidade administrativa (25/07/2005 00:00:00)
 

Prédio que abrigava antigo hospital municipal Mozart Texeira é transformado em unidade administrativa

       
       O vereador Antônio Jorge (PSDB), médico e presidente da Comissão de Saúde da Câmara, visitou na tarde do dia, 22/07, o prédio onde funcionava o antigo hospital municipal, na parte alta da rua Halfeld. Ele foi acompanhado dos Conselheiros Municipais de Saúde, Carlos Roberto Arruda, José Longo Netto, Guido Pereira, Élvia Rossana Rocha e Armando Ananias. O vereador denunciou o mau uso do dinheiro público, quando a antiga administração adquiriu o prédio e gastou mais de R$7 milhões para construir o hospital e agora, menos de três anos depois da inauguração está sendo tudo destruído, para comportar uma área administrativa da atual Prefeitura, afirma, o vereador que pretende trazer o assunto à pauta na Câmara..
       Antônio Jorge ainda disse que foi contra a construção do hospital no local, que considerava impróprio, mas que depois que agregaram valores tão grandes à obra é um crime destruir suas instalações. Considero a decisão da Prefeitura de desmontar o hospital, já com toda infra-estrutura pronta, precipitada, pouco discutida e possivelmente muito equivocada, alerta o vereador que pretende colocar o assunto em pauta na Câmara.
       Ele explica que do ponto de vista clínico a adaptação do hospital foi muito bem feita, realizada dentro de todas normas técnicas. É um absurdo destruir instalações de UTI, paredes de chumbo das salas de raio X, laboratórios e centros cirúrgicos que obedecem a todas exigências sanitárias, alerta
       De acordo com os conselheiros de saúde que acompanharam a visita, o acordo feito com o Executivo, era de que o prédio continuasse funcionando como unidade hospitalar. A informação foi contestada pelo Secretário Municipal de Saúde, Agenor Lawall. Consta na ata desta reunião várias opções do que seria feito no local, mas a decisão final, seria tomada posteriormente. O Secretário afirma que as políticas públicas defendidas pelo Conselho são seguidas à risca pela administração mas, quanto à tomada de decisões técnicas e a mudança de lugar de próprios municipais, a definição cabe, exclusivamente, ao executivo, defende.
       Antônio Jorge aceita as explicaçãoes de Lawall, dizendo que o atual prefeito tem total legitimidade e legalidade para tomar decisões como essa. Só que toda vez que isso acontece sem uma discussão profunda com os conselheiros e a comuniade, pode ocorrer algum equívoco muito grave, como o que está havendo agora, alerta.
       No antigo hospital municipal vão funcionar a Coordenação de Planejamento em Saúde, o Departamento de Epidemiologia e o Sistema de Informática.
       

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade