Publicada em: 03/04/2006 - 305 visualizações

Juiz de Fora pode ter Dia Municipal do Esperanto

Juiz de Fora pode ter Dia Municipal do Esperanto (03/04/2006 00:00:00)
 

Juiz de Fora pode ter Dia Municipal do Esperanto

       Já está pronto para votação o projeto de lei do vereador Antônio Jorge (PSDB) instituindo o Dia Municipal e a Semana de Difusão Internacional do Esperanto em Juiz de Fora. A data de 15 de dezembro e a terceira semana do mesmo mês, serão comemoradas pelos esperantistas, com ampla divulgação do idioma, em escolas e locais públicos.
       De acordo com Antônio Jorge, as primeiras bases para a língua, que seria universal, foram idealizadas por um jovem médico polonês, Lázaro Luís Zamenhof. Em 1887, ele lançou uma publicação do idioma com o título de Primeiro Livro Para os Russos.
       Com uma gramática fácil, composta por apenas 16 regras e vocabulário universal, o Esperanto visa a permitir uma comunicação rápida e eficiente entre os povos. Tolstoi, Guimarães Rosa, Olavo Bilac e Gandhi são nomes que fazem parte da longa lista dos que aderiram à idéia de criar uma língua universal. Por isso, instituir uma Semana e o Dia específico para a difusão deste trabalho é uma forma de contribuir com a numerosa comunidade de esperantistas de nossa cidade, defende o vereador.
       

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade