Publicada em: 25/02/2011 - 67 visualizações

Câmara cria sistema de informações para combate à violência

Câmara cria sistema de informações para combate à violência (25/02/2011 00:00:00)
 

Câmara cria sistema de informações para combate à violência

       A violência dentro das escolas ou nas suas proximidades preocupa as autoridades e levou o vereador José Sóter de Figueirôa (PMDB) a propor a instituição do Sistema de Informações Sobre Violência nos estabelecimentos da Rede Municipal de Ensino. O projeto de lei, que acaba de ser aprovado pela Câmara, é abrangente. Trata do diagnóstico do problema, identificação das causas e aponta medidas a serem adotadas.
        A violência é definida como “conduta ou ato que provoque constrangimento físico ou moral por meio de coação ou força física que resulte em atentado á integridade de alunos, professores, dirigentes e agentes públicos que atuam nas escolas, bem como qualquer ação que resulte em dano ao patrimônio público ou social”.
        A ideia é mapear e monitorar a situação, identificar as escolas com dificuldades e fatores como perfil das vítimas e dos agressores. Os dados serão compilados, tabulados e analisados. Com os relatórios as autoridades terão condições de promover pesquisas, ações sociais e definir políticas públicas de prevenção para reduzir e mesmo erradicar a violência do ambiente escolar, conforme as peculiaridades de cada estabelecimento.
        Figueirôa parte do princípio de que várias intervenções são possíveis. Campanhas educativas aliadas ao desenvolvimento de ações culturais, esportivas e sociais são recomendadas por ele. A capacitação do corpo docente e dos agentes públicos contribui para a superação das dificuldades, assim como a reflexão por meio de debates, ponderou.

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade