Vereador reivindica primeira escola de tempo integral em Linhares O início da implantação da escola de tempo integral pelo Linhares foi solicitada pelo vereador Oliveira Tresse (PMN) ao Executivo através de requerimento.
O legislador apresenta vários argumentos para justificar a necessidade do projeto começar pelo bairro. Ele observa que Linhares é carente em infra-estrutura. Além disso, vive uma situação diferenciada dos demais bairros por possuir o maior sistema carcerário da Zona da Mata e um dos mais importantes de Minas Gerais. Oliveira Tresse se referiu ao Ceresp, à Penitenciária de Linhares e ao Hospital dos Toxicômanos.
Ele lembra que o próprio prefeito Alberto Bejani (PTB) declarou à imprensa recentemente “que a concentração de presos em Juiz de Fora é muito grande, chegando a somar cerca de 1,5 mil em um único bairro”.
A população carcerária expressiva contribui para a concentração de pessoas carentes na área, alerta Oliveira Tresse, esclarecendo que “isso é comprovado sociologicamente”.
“O apoio governamental é imprescindível. Com essa política educacional começando por Linhares, temos plena certeza de que o prefeito Alberto Bejani estará atingindo plenamente seus objetivos educacionais e sociais, com as crianças permanecendo na escola protegidas, tendo seus direitos fundamentais garantidos”, afirma.
Câmara aprova título para Nilmário Miranda Foi aprovado na reunião plenária de hoje (25/02) projeto de lei que concede título de cidadania honorária de Juiz de Fora ao ministro chefe da Secretaria dos Direitos Humanos Nilmário Miranda. A aprovação foi pela unanimidade dos presentes
O projeto é de autoria do vereador Flávio Cheker (PT) e dos então vereadores, Silvio Ravaiani (Silvio dos Remédios - PTB) e Pastor Mariano Júnior (PSDB), integrantes da Comissão de Direitos Humanos na gestão anterior da Câmara. Cheker continua presidente da comissão.
A atuação política de Nilmário Miranda começou na década de 60, sempre ligada à defesa dos Diretos Humanos. É o ministro de estado que mais vezes visitou a cidade, acolhendo denúncias de desrespeito aos direitos humanos e promovendo parcerias com a Prefeitura. O programa Juiz de Fora nos Trilhos da Paz é um exemplo disso.
Foi responsável pelo Programa de Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes, pelo Plano Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo e pelo Plano Nacional de Erradicação do Subregistro.
Sua atuação parlamentar foi rica. Foi deputado estadual e deputado federal, cargo para o qual foi reeleito por duas vezes. Uma de suas ações de grande repercussão foi o requerimento de uma comissão externa para ajudar familiares dos mortos e desaparecidos políticos, durante a ditadura, na obtenção de informações e encaminhamento de pedidos de reparação ao Estado.
Audiência Pública sobre finanças da Prefeitura A Prefeitura realizou hoje (25/02), às 15h, no Plenário Francisco Afonso Pinheiro, Audiência Pública quando foram demonstrados e avaliados os relatórios de Gestão Fiscal e Execução Orçamentária referentes ao terceiro quadrimestre e ao sexto bimestre de 2004.
A exposição foi acompanhada pelo presidente da Câmara, vereador Vicente de Paula Oliveira (PTB); primeiro secretário, José Sóter Figueirôa (PMDB) e pelos vereadores Bruno Siqueira (PMDB), Oliveira Tresse (PMN) e João Evangelista de Almeida (João do Joaninho – PRP), Pastor Carlos (PL) e Luiz Otávio Fernandes Coelho (PPS).
O gerente de Controle Interno, Barbosa Júnior, e a chefe do Departamento de Controle de Gestão Operacional, Maria Conceição Aparecida da Costa, coordenaram a apresentação.
|