Publicada em: 24/02/2006 - 420 visualizações

Câmara e PC inauguram novo serviço

Câmara e PC inauguram novo serviço (24/02/2006 00:00:00)
 

Câmara e PC inauguram novo serviço

       Investimento em cidadania e atendimento ao público já se transformaram em diferencial na Câmara de Juiz de Fora. A inauguração do Posto de Identificação Civil, nesta sexta-feira (24/02), às 10h, é mais uma demonstração da seriedade com que a atual gestão trata o assunto. O presidente, vereador Vicente de Paula Oliveira (Vicentão-PTB), reforça essa tendência, observando que Juiz de Fora se consolida como uma cidade democrática, moderna que tem o bem-estar da população como prioridade absoluta.
        A inauguração contou com a presença dos vereadores, do chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Otto Teixeira Filho; do delegado regional, Cristino Domingos Ribeiro; do prefeito Alberto Bejani e de secretários municipais, entre outros.
        O posto funcionará numa sala, denominada Eduardo José Vidal de Freitas, em homenagem ao ex-vereador e advogado, já falecido. Seu filho, Eduardo Freitas (PDT), que está cumprindo o quarto mandato, agradeceu em nome da família.
       O local foi especialmente preparado para a atividade, no saguão do Legislativo. Ficará ao lado do Centro de Atenção ao Cidadão (CAC), responsável pelos trabalhos. O coordenador Plínio Mansur lembra que o indivíduo sem documento não tem a sua identidade reconhecida e, assim, não pode exercer a cidadania, valorizando a iniciativa.
       O atendimento será realizado em três guichês, um deles de triagem, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, reduzindo a sobrecarga do Psiu. À princípio, a estimativa é de emissão de 50 Carteiras de Identidade por dia, mas Plínio Mansur admite que esse número pode aumentar.
       Assim que chegarem, os interessados receberão senha de acesso ao atendimento. Um funcionário verificará se dispõem dos documentos exigidos: certidão original de nascimento ou casamento em bom estado de conservação, comprovante de residência (conta de água, luz, telefone) e duas fotos 3x4.
       Cumprida esta etapa, será verificado o cadastro de registro da pessoa, colocados seus dados na carteira, retirada a impressão digital e entregue um protocolo do pedido. A carteira será entregue, em média, em cinco dias úteis.
       Oito funcionários foram preparados para as tarefas, seis treinados pelo Instituto de Identificação da Polícia Civil de Minas Gerais. Eles tiveram acesso a noções de Direito, Dactiloscopia (sistema de identificação por meio de impressões digitais), Documentação, Digitação e acesso ao sistema. Os servidores também passaram por treinamento no Psiu de Juiz de Fora.
       Além do presidente Vicentão, que fez um discurso, o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Otto Teixeira Filho, usou a palavra para enaltecer as parcerias com a Câmara e a Prefeitura de Juiz de Fora, lembrando que a retirada da Carteira de Identidade “é um dos atos mais sublimes da cidadania”.
       O prefeito Alberto Bejani (PTB) enfatizou o trabalho dos vereadores de Juiz de Fora em defesa do social, citando-os como exemplos para outros municípios, estados e país.
       O atendimento ao público pelo Posto de Identificação Civil começa em 6 de março, segunda-feira, após o Carnaval.
       Uma vez encerrada a cerimônia, Vicentão acompanhou Otto Teixeira Filho e o delegado regional, Cristino Domingos Ribeiro, à 7ª DRSP, onde foi feita a entrega de viaturas à Polícia Civil de Juiz de Fora. O presidente foi acompanhado pela segunda vice-presidente da Câmara, Rose França (PTB).
       

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade