Publicada em: 23/09/2005 - 382 visualizações

Câmara homenageia mulheres de destaque em Juiz de Fora

Câmara homenageia mulheres de destaque em Juiz de Fora (23/09/2005 00:00:00)
 

Câmara homenageia mulheres de destaque em Juiz de Fora

       A Câmara Municipal aprovou dois títulos de cidadania honorária e um de benemérita para três mulheres que sempre se destacaram no seu desempenho profissional, levando Juiz de Fora a ser conhecida no cenário nacional. Nascida em Bocaina de Minas, a professora e química, Pautilha Guimarães, foi a primeira mulher do Brasil e se tornar laticinista e a lecionar a matéria no Instituto Cândido Tostes, nos anos 40. Hoje, aos 85 anos, ela viaja por todo o país prestando assessoria na montagem de novos laticínios,. sendo homenageada pelo vereador Bruno Siqueira (PMDB). Pautilha Guimarães é considerada uma lenda nacional e referência para a trajetória de conquistas das mulheres brasileiras, em especial as do campo, rompendo preconceitos e as jornadas intensas e abusivas de trabalho.
       Pautilha Guimarães marcou época e se destacou em seu meio com criatividade, competência e técnica. Seu esforço pessoal e profissional nesta área rendeu-lhe a satisfação do sonho realizado, a construção de uma escola para crianças de sua região, e proporcionou, a inúmeros outros trabalhadores e produtores rurais, a oportunidade da realização profissional.Com esta trajetória, foi motivo de reportagem especial da Revista Globo Rural, edição de 2000.
       Já o vereador Romilton Faria (PFL) vai homenagear a professora Marisa Timponi Pereira Rodrigues com o título de Cidadã Honorária de Juiz de Fora. Mineira de São Geraldo, Marisa Timponi é pessoa muito querida nos meios acadêmicos por seu dinamismo e competência no trato com as letras e conhecida, em Juiz de Fora, pelo seu trabalho incansável, produtivo e talentoso. Através do ensino da Literatura, ela contribui para o crescimento cultural e formação do senso crítico de seus alunos e leitores.
       A professora receberá o título juntamente com sua inseparável colega de trabalho e amiga, Leila Maria Fonseca Barbosa, que também será homenageada pelo vereador Romilton Faria, com o título de Cidadã Benemérita de Juiz de Fora. Leila Barbosa é uma juizforana dedicada às letras, desenvolvendo intenso trabalho de pesquisa e resgate da literatura de nossa cidade. Desta dedicação e pesquisa ressurgem os fatos e as idéias que tornaram Juiz de Fora tão importante como centro polarizador de cultura na região.
       Leila Barbosa e Marisa Timponi além de professoras são também escritoras. Depois de reacenderem a obra de Murilo Mendes no cenário nacional e de criarem o Centro Cultural Murilo Mendes da UFJF, escreveram o livro intitulado A trama poética de Murilo Mendes, lançado pela editora Lacerda. Ambas são grandes incentivadoras da cultura e dos valores de nossa terra. Suas publicações, nas mais variadas revistas especializadas, dão à Juiz de Fora notoriedade nacional.
       As homenagens serão agendadas para outubro.
       

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade