Publicada em: 23/05/2005 - 616 visualizações

Fábio Nery Morre aos 89 anos

Fábio Nery Morre aos 89 anos (23/05/2005 00:00:00)
 

Fábio Nery Morre aos 89 anos

       O ex-vereador Fábio Nery morreu ontem (22/05), aos 89 anos, de insuficiência cardíaca, na Santa Casa de Misericórdia, onde estava internado há 24 dias. O velório foi na Câmara Municipal. O enterro aconteceu, às 10h, no Cemitério Municipal. O presidente, vereador Vicente de Paula Oliveira (Vicentão-PTB), lamentou o falecimento, em nome de todos os legisladores, reconhecendo o trabalho de Fábio Nery por Juiz de Fora.
        O nome de Fábio Nery é intimamente ligado à história política local. Como vereador, na gestão 1947/50, alcançou destaque, principalmente ao conseguir assistência odontológica para o trabalhador do campo, através da instalação de consultórios em todos os distritos.
        Nos dois governos do prefeito Adhemar de Andrade foi, além de vice-prefeito, diretor da Divisão de Educação e Cultura, concedendo mais de mil bolsas de estudo. Junto ao Estado, atuou como oficial de gabinete da Secretaria de Viação e Obras Públicas, no governo de Juscelino Kubitscheck.
        Sua vida acadêmica foi intensa. Era formado em Direito e Odontologia, tendo sido professor da Faculdade de Odontologia da UFJF, chefe do Departamento de Patologia e Clínica Odontológica, além de diretor.
       A sua ligação com a Federal iria mais longe. Fábio Nery integrou o Grupo de Trabalho do Programa Avançado em Tefé, no Amazonas, e foi presidente do Conselho de Curadores.
        Como Vicentino, Fábio Nery tinha na humildade e na caridade princípios básicos de vida. Atuou como membro do conselho curador da Fundação Hermantina Beraldo, do Rotary Clube Juiz de Fora – Sul e presidente do Conselho Deliberativo do Educandário Carlos Chagas.
        O prazer pela escrita seria demonstrado como revisor de jornal, cronista esportivo e carnavalesco, sendo ainda autor de artigos publicados em revistas e do livro “Memórias Minhas e dos Outros”.
        Sua atuação nos esportes também foi ampla. Presidiu a Liga Juizforana de Basquete e a Liga Mineira de Ciclismo, foi vice-presidente do Clube Juiz de Fora por três mandatos e integrou o Conselho Deliberativo do Tupynambás Futebol Clube por 30 anos.
        Natural de São José das Três Ilhas (Belmiro Braga) foi, até o final da vida, um homem atuante, emprestando seus conhecimentos e serviços a diversos órgãos e entidades, como o Abrigo Santa Helena e a Associação de Proteção e Combate ao Câncer (Ascomcer), dos quais era conselheiro.
        O Legislativo de Juiz de Fora o homenageou com o título de Cidadão Benemérito do município e com a Medalha do Mérito Legislativo, em 2003, por ocasião do “Sesquicentenário da Câmara Municipal de Juiz de Fora”.
        Fábio Nery deixa mulher, Maria Apparecida, dois filhos, três netos e dois bisnetos.
       

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade