Câmara cobra soluções rápidas para problemas com o SITT Três horas de debates, muitas reclamações e cobranças de alternativas para os problemas enfrentados com o Sistema Integrado de Transporte Troncalizado (SITT) foram o eixo da Audiência Pública realizada hoje (22/09), na Câmara, por solicitação dos vereadores Isauro Calais (PMN) e Rose França (PTB).
Calais aguarda pela formação de uma comissão, a ser integrada pelos vereadores da Comissão de Assuntos Urbanos, Gettran e representantes dos moradores, para que sejam encontradas soluções.
Rose quer providências imediatas. Deu prazo de 15 dias para que a Gettran coloque mais cinco veículos circulares na região, a fim de atender ao grande fluxo de passageiros. Além disso, quer que a Gerência de Trânsito aumente de 15 para 22 o número de carros articulados.
Os vereadores se revezaram na tribuna para pedir melhorias. Paulo Rogério (PMDB) considera O SITT um caminho sem volta e a formação de uma comissão necessária para a resposta a perguntas como: Como estão as condições de utilização e acesso dos usuários nas vias públicas? Os ônibus articulados são suficientes? Foram realmente tirados ônibus de algumas linhas? José Emanuel (PMN) e José Sóter de Figueirôa (PMDB) compartilham dessa opinião.
Enquanto isso, Bruno Siqueira (PMDB) destacou a necessidade de os usuários serem tratados com dignidade, acreditando que os problemas estão relacionados com o não cumprimento de mais de 900 trajetos até agora, conforme divulgado pelos veículos de comunicação.
Eduardo Novy (PRP) sugeriu que os moradores dos distritos não façam parada no terminal, seguindo diretamente para o Centro. E Dr. Waldir (PTB) está convencido de que houve erro na escolha do ponto geográfico do terminal, defendendo melhorias na sua estrutura de atendimento para os passageiros.
Flávio Cheker (PT) cobrou mais consonância da Gettran com os interesses da população, convencido de que faltam “mais ônibus, mais linhas e mais viagens”. Oliveira Tresse (PMN) considera a descentralização necessária e acredita que a solução está nas mãos do prefeito. Ele observa que as linhas criadas para o Bom Pastor e UFJF prejudicaram ainda mais o sistema. Os anseios da população foram reconhecidos também por João do Joaninho (PRP) e Luiz Otávio Fernandes Coelho (PPS), que admitem a necessidade de soluções o mais rápido possível.
A audiência contou com grande participação popular e de representantes da Prefeitura. Além do Gerente de Transporte e Trânsito, Dulcídio Moreira Sobrinho, estiveram presentes os secretários de Política Urbana, Antônio Carlos; e de Educação, Regina Mancini, entre outras autoridades.
|