Publicada em: 22/08/2007 - 209 visualizações

Portador de anemia falciforme pode ter passe livre

Portador de anemia falciforme pode ter passe livre (22/08/2007 00:00:00)
 

Portador de anemia falciforme pode ter passe livre

       O prefeito de Juiz de Fora, através da Secretaria de Saúde, Saneamento e Desenvolvimento Ambiental, foi autorizado pela Câmara a conceder mensalmente vales-transportes aos pacientes falcêmicos e, quando necessário, aos seus acompanhantes. O passe livre é destinado a ida e volta das consultas regulares ao Hemominas, além de consultas de urgência. O projeto de lei substitutivo ao texto original, com a proposta, é de autoria do vereador Luiz Otávio Coelho (Pardal-PTB). O texto recebeu emendas do vereador Flávio Cheker (PT).
        O benefício será regulado conforme agendamentos mensais do Hemocentro. O mesmo se dará em relação às urgências. Ao órgão caberá a prestação de contas à Secretaria de Saúde. Isso inclui relação dos beneficiados, atestado das condições de saúde dos usuários, assim como a necessidade de acompanhante. O desrespeito a essas etapas implicará na suspensão imediata dos vales. A expectativa dos vereadores é pela sanção da matéria. Trinta dias após entrará em vigor.
        Esse processo foi iniciado a partir da apresentação do projeto original pelos vereadores Flávio Cheker, Pardal, Isauro Calais (PMN) e Dr. Waldir, que faleceu. Com as discussões, foi possível aprimorar o dispositivo, até que alcançasse a forma atual.
        A anemia falciforme é uma doença hereditária, não contagiosa, que atinge a população afrodescendente e, com a miscigenação, outras etnias. Nos glóbulos vermelhos há a hemoglobina que, além de dar cor vermelha ao sangue, transporta oxigênio para todo o corpo. Essas células normalmente são arredondadas e elásticas, mas nos portadores da doença são encontradas em forma de meia lua ou foice, de onde foi tirada a denominação.
        Por serem mais rígidas, essas células dificultam a circulação. Entre os sintomas da doença são citados dor em ossos, músculos e juntas, associada ou não a infecções; palidez, cansaço, úlceras nas pernas. Nas crianças, pode haver inchaço nas mãos e pés.

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade