Audiência discute implantação de Sistema Troncalizado “Dentro do processo democrático de tomadas de decisões de uma administração pública está a possibilidade de discutir, com toda a população, problemas que afetam diretamente o ritmo de vida de nossa cidade. Não podemos pensar em qualidade de vida, se não houver um amplo planejamento das atividades que englobam todos os setores da sociedade. O SITT é uma proposta que deve ser debatida em todas as instancias”. A opinião é do vereador Rodrigo Mattos (PSDB) que convocou audiência pública para discutir a implantação do Sistema de Transporte Troncalizado na cidade.
No entender do gerente de Trânsito, Dulcídio de Barros Moreira, o novo sistema irá desafogar as ruas do centro de Juiz de Fora, que não estão mais comportando o número exagerado de veículos. “Na cidade, para quatro habitantes existe um veículo. Esse dado passa a ser alarmante se pensarmos em termos de futuro. É preciso medidas urgentes, para que o trânsito de Juiz de Fora não se torne um caos, como o que acontece em grandes centros urbanos como Rio e São Paulo”, disse.
O primeiro SITT foi construído na Zona Norte, no Terminal Santa Lúcia. Dali sairão ônibus articulados para os bairros e centro da cidade. De acordo com o projeto, que foi aprovado pelo Plano Diretor em 97, serão construídos oito terminais, cobrindo a cidade de norte a sul. Dulcídio explica que, por enquanto, serão mantidos todos os horários de chegada e saída dos coletivos que já fazem o itinerário centro – bairros. Os carros partirão em intervalos de 3 em 3 minutos, principalmente nos horários de pico.
Ronaldo Toledo, do Departamento de Trânsito da Gettran, explica que o Sistema funcionará em três linhas circulares, a 766 com veículos adaptados para portadores de necessidades especiais, a 777, que sairá do terminal e vai parar em todos os pontos dos antigos itinerários dos coletivos até a cidade na ida e volta e o 788, uma linha direta até o centro da cidade que vai funcionar em horários mais movimentados. As tarifas serão únicas e o sistema vai funcionar com 15 ônibus articulados e 10 alongados. “O trânsito tem sido um dos maiores problemas de Juiz de Fora. O crescimento demográfico e o aumento do poder aquisitivo da população são fatores que contribuem para que isso aconteça. A nossa proposta é modernizar o sistema viário, desafogando o trânsito”, disse.
Para o vereador Paulo Rogério (PMDB), a questão do trânsito em Juiz de Fora precisa ser amplamente discutida com os representantes legais da população. Ele denuncia a existência de veículos em situação irregular transportando passageiros como se fossem coletivos. “Peço a atenção ao gerente de trânsito, que intensifique a fiscalização na cidade e impeça que maus profissionais cometam infrações sem serem punidos”, disse o peemedebista.
Dulcídio informou que irá apurar a denúncia do vereador e, “se for procedente” tomará as providências necessárias. Ele disse ainda, que estará a disposição dos vereadores e da população todas as informações sobre o SITT.
|