Presidente da EMPAV presta esclarecimentos à Câmara Municipal Atendendo a requerimento do vereador Bruno Siqueira (PMDB), o diretor presidente da Empresa Municipal de Pavimentação - EMPAV, René Pinto Vieira Filho, esteve na Câmara Municipal , em audiência pública , para discutir a metodologia de trabalho do Município na área de obras, para os próximos anos. A convocação faz parte da Lei 10000 da reforma administrativa, prevendo a prestação de contas dos responsáveis pelas diretorias da Prefeitura, anualmente, ao Legislativo.
René Vieira explicou que a EMPAV é dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e autonomia administrativa, vinculada à Prefeitura Municipal de Juiz de Fora. Sua finalidade é a indústria e o comércio do asfalto, bem como o asfaltamento de logradouros públicos ou particulares. A empresa também pode explorar outras atividades compatíveis com suas atividades industriais e comerciais. A instituição também é responsável pela manutenção dos parques, jardins e praças de Juiz de Fora.
O diretor-presidente esclareceu que a recuperação das principais vias de acesso da cidade e de tráfego intenso, com a cobertura envelhecida é uma das nossas prioridades. Já a limpeza de parques, jardins e praças ficará como manutenção sem nenhuma obra prevista. Empresa também é responsável pela manutenção do Horto Florestal e das Unidades Básicas de Saúde e hoje mantém 390 funcionários. René Vieira alerta que a EMPAV é vinculada à Diretoria de Projetos Urbanos e depende do seu orçamento para a execução de seus trabalhos.
Os vereadores aproveitaram para lembrar ao diretor presidente de seus requerimentos solicitando obras em diversos pontos da cidade e que ainda não foram atendidos. Eduardo Novy (PRP) avaliou que a EMPAV deveria ter dotação orçamentária própria para promover a pavimentação asfáltica na cidade, às vezes a empresa não tem condições de fazer o trabalho solicitado e a população vem cobrar é do vereador. Gostaria que o presidente da EMPAV nos enviasse um cronograma de obras, suas prioridades e quais delas podem ser executadas com urgência. Paulo Rogério (PMDB) também solicitou o cronograma das obras, além do percentual do fundo de transportes repassado à empresa. O vice-presidente do Legislativo, vereador Francisco Canalli (PTB), fez coro às palavras de Novy, afirmando que os asfaltamento das ruas é o grande sonho de todos os moradores dos bairros mais carentes. Já Rodrigo Mattos (PSDB) pediu que seja construída uma praça no bairro Graminha, para promover a recreação dos moradores. José Emanuel (PMN) elogiou a nova administração da EMPAV, afirmando ter notícia de que os funcionários estão trabalhando com mais empenho e satisfação.
A segunda-vice presidenta da Câmara, vereadora Rose França (PTB), afirmou que o trabalho da EMPAV está claro mas, questionou aos responsáveis sobre s previsão de atendimento aos requerimentos para obras na cidade. O vereador 1º Secretário da Casa, José Sóter de Figueirôa Neto (PMDB), parabenizou a iniciativa do vereador Bruno Siqueira e disse ser muito importante para a Câmara quais os trabalhos desenvolvidos pela empresa.
O vereador João do Joaninho (PRP) cumprimentou ao todos pela iniciativa da audiêcia e afirmou já ter enviado diversos ofícios solicitando asfaltamento de rua paraa vários bairros da cidade, inclusive na zona rural. Ele também solicitou a construção de uma praça de lazer em Humaitá, nnum terreno localizado ao lado da ingreja. Là as crianças se divertem mas sem, segurança, ficam na terra e na grama, e não têm brinquedos,, justifica o vereador, que também pretende a construção de uma praça nas localidades de Monte Verde e Torreões.
O 2º Secretário da Mesa Diretora, vereador Dr. Waldir (PTB), afirmou reconhecer que a estrutura asfáltica do centro da cidade está em melhor qualidade mas, fez solicitação de recapeamento de ruas para diversos bairros da zona norte. Já Flávio Cheker (PT) solicitou que o plano de trabalho da EMPAV fosse melhor esclarecido e ficasse mais clara a questão das obras que serão executadas ainda este ano. O vereador Pastor Carlos (PFL) afirmou ser muito arriscado querer de momento um cronograma imediato.
René Vieira reafirmou que todo cronograma de trabalho depende da disponibilidade financeira da DPU mas, que pretende atender a todas solicitações feitas pelos vereadores até o momento. Bruno Siqueira considerou a reunião satisfatória e agradeceu a presença de todos os diretores e técnicos da EMPAV que vieram dar apoio e ajudar nos esclarecimentos durante a audiência.
|