Câmara homenageia Dilermando Cruz Por iniciativa do vereador Bruno Siqueira (PMDB), será realizada solenidade do centenário do nascimento de Dilermando Martins da Costa Cruz Filho. A cerimônia acontece hoje, 21 de maio, às 19h30, no Plenário do Francisco Afonso Pinheiro.
Natural de Juiz de Fora, Dilermando Cruz atuou como médico cardiologista da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais e escrevia para o Jornal Correio da Tarde. Também foi Industrial de Malharia, da Malharia Sedan, e proprietário da Fábrica de Gesso Crê, fundada em 1910.
Dilermando ocupou uma vaga na Câmara Municipal, em 1937. No ano de 1947, assume a Prefeitura de Juiz de Fora. Dilermando foi um dos prefeitos que mais modernizou o município através de suas obras e ideologias. Exerceu o cargo de secretário de Viação do Estado de Minas Gerais, em 1952, durante o governo de Juscelino Kubistchek.
Dilermando desenvolveu importantes ações que mudaram o perfil de Juiz de Fora. Foi ele quem, antes de ser prefeito, instalou, a título de experiência, a primeira linha de ônibus urbana, ligando Benfica a Vila Ideal. Época em que os bondes elétricos, controlados pela Companhia Mineira de Eletricidade, ainda eram o principal transporte coletivo. Ele realizou também um dos maiores sonhos dos moradores do São Mateus, a igreja do bairro.
Dilermando Cruz foi ainda responsável pela idealização da abertura da passagem na Avenida Rio Branco que permitiu a ligação com o bairro Bandeirantes. Em sua homenagem, a parte final norte da Rio Branco recebeu o nome de “Garganta do Dilermando”.
A sua seriedade e o seu espírito cívico acabaram o levando a assumir uma cadeira na Assembléia de Minas e posteriormente na Câmara Federal. |