Publicada em: 02/10/2006 - 276 visualizações

Candidatos da Câmara somam 66 mil votos

Candidatos da Câmara somam 66 mil votos (02/10/2006 00:00:00)
  • Candidatos da Câmara somam 66 mil votos        Cinco vereadores de Juiz de Fora participaram das eleições proporcionais de 2006. Juntos, eles conseguiram 65.977 votos, um número representativo principalmente se forem levados em conta aspectos atípicos do...
 

Candidatos da Câmara somam 66 mil votos

       Cinco vereadores de Juiz de Fora participaram das eleições proporcionais de 2006. Juntos, eles conseguiram 65.977 votos, um número representativo principalmente se forem levados em conta aspectos atípicos do pleito, com formas de divulgação mais tímidas das candidaturas.
        A minireforma, realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tentou inibir a propaganda ostentatória. O órgão proibiu os showmícios, os outdoors, além do uso de camisetas, bottons e bonés. Apesar disso, Romilton Faria (PFL), que concorreu a uma vaga na Câmara Federal, sentiu que o poderio econômico ainda teve grande peso. “Sei da receita, mas não tenho ingredientes”, observou. Apesar da ressalva, ele avalia que saiu fortalecido do processo.
        Quando o assunto é eleições presidenciais, Flávio Cheker (PT), que tentou uma cadeira na Assembléia Legislativa, sente que o eleitorado optou por aprofundar a discussão quanto aos programas de governo, no que resultou a necessidade de segundo turno. Ao se referir à votação que obteve, ele diz ter a impressão de que os eleitores quiseram que continue o trabalho na Câmara Municipal.
        O segundo turno é para José Sóter de Figueirôa, outro postulante à AL, porém pelo PMDB, sinal de que o Brasil caminha mais para o centro. Os estados que já definiram sua situação também indicam o fenômeno, à exceção da Bahia, onde Jacques Wagner, do PT, foi eleito governador, afirma.
        Figueirôa observou “uma eleição morna, com a juventude fria e baixa participação popular”, situação que não sabe ainda se pode ser atribuída às novas restrições da legislação eleitoral.
        O presidente da Câmara, vereador Vicentão, exaltou a participação dos parlamentares. Segundo ele, embora o Legislativo não tenho conseguido eleger nenhum representante na Assembléia ou na Câmara Federal, o Legislativo sai fortalecido. “ Tivemos uma participação expressiva, com um grande número de votos. Nossos vereadores fizeram um trabalho sério, transparente e voltado para os interesses sociais. Na minha opinião, essa eleição foi surpreende e os resultados, muitas vezes, não fizeram justiça. Mas é certo que vamos continuar trabalhando e, sempre melhor, pela nossa cidade”, finalizou Vicentão.

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade