Funcionamento do Aeroporto de Juiz de Fora é garantido em audiência pública O Aeroporto de Juiz de Fora irá continuar operando na cidade. A informação foi do secretário de Planejamento e Gestão Estratégica, José Maurício Gomes, que esteve presente na audiência pública, convocada pela vereadora Rose França (PTB) para discutir a situação do local. De acordo com a legisladora, são inúmeros os pedidos de ampliação nos horários de vôo, além da ampliação de linhas aéreas que exploram o serviço.
O Francisco Alvares de Assis, conhecido como “Aeroporto da Serrinha” foi inaugurado em 1958 e encontra-se situado em posição estratégica na região Sudeste, a 184 Km da cidade do Rio de Janeiro, a 500 Km da cidade de São Paulo, a 272 Km da cidade de Belo Horizonte e a 6 Km do centro da cidade. Desde junho de 1996 é administrado pela Infraero, através de um convênio firmado com a Prefeitura Municipal de Juiz de Fora.
De acordo o representante da Prefeitura, responsável pela análise de projetos relacionados ao Aeroporto de Juiz de Fora, Selmar Luiz Altomar, o local necessita de investimentos para que a sua capacidade de funcionamento aumente. “É preciso a aquisição de equipamentos para o controle de decolagem e pouso de aeronaves de médio porte, ampliação das instalações internas, do estacionamento e um estudo detalhado sobre a demanda no número de passageiros que freqüentam o Aeroporto”, observou. Para ele, a permanência do funcionamento do “Aeroporto da Serrinha” está vinculada aos recursos do município e do Governo Federal na sua manutenção. Atualmente são gastos mais de 350 mil reais.
“Vontade política, assim eu defino o primeiro passo para que a nossa comunidade não se penalize com a desativação do nosso aeroporto. São muitas as evidências positivas sobre o papel que os aeroportos desempenham no crescimento e no desenvolvimento econômico de áreas urbanas em todo o mundo. Além de serem canais de investimentos, eles geram empregos e renda. Não podemos deixar que esse empreendimento seja deixado de lado em nosso município, disse a vereadora Rose França, que prometeu continuar discutindo com as autoridades a melhor saída para o Francisco Alvares de Assis.
A área patrimonial do Aeroporto de Juiz de Fora, administrada pela Prefeitura, é de 382.141,50 m². O terminal de passageiros tem 272 m² e uma pista de pouso e decolagem de 1.535 m² . O estacionamento disponível é para 150 veículos. O local conta ainda com o funcionamento do Aeroclube de Juiz de Fora e operações da aviação geral e militar.
|