Publicada em: 19/10/2009 - 133 visualizações

Infraestrutura de bairros é tema de audiência

Infraestrutura de bairros é tema de audiência (19/10/2009 00:00:00)
 

Infraestrutura de bairros é tema de audiência

       A audiência pública desta segunda-feira (19/10) discutiu problemas estruturais no bairro Jardim Emaús, nas ruas Santa Clara e das Flores, no bairro Grama. O vereador proponente, João do Joaninho (DEM), esclareceu que fez várias visitas aos dois bairros. E explicou a importância da intervenção do Legislativo para auxiliar as comunidades. “Sabemos que os problemas não são resolvidos de uma hora para outra, mas acredito neste governo. Esperamos que os secretários façam um bom trabalho. Somos uma caixa de ressonância para apresentar ao Executivo as questões delicadas, já que percorremos os bairros e vamos buscar os recursos para as obras necessárias. Vamos caminhar juntos”, completou.
        O presidente da Associação de Moradores do Jardim Emaús, José Domício da Silva, ressaltou as dificuldades enfrentadas pelo asfalto deficiente, problemas com captação de águas e limpeza. “Preciso destacar o empenho do vereador João do Joaninho para resolver as questões, mas precisamos de mais apoio”, disse. Vários moradores das duas localidades apresentaram suas reivindicações. O presidente do Legislativo, Bruno Siqueira (PMDB), declarou que espera que os moradores sejam atendidos com esta intermediação da Câmara Municipal, para que a audiência tenha seu sentido cumprido.
        Aquiles Benjamin dos Santos, morador de Vila São José, no Grama, reclamou que, na Avenida Juiz de Fora, quando chove, entra água na residência. Segundo ele, um quebra-molas faz com que, quando os ônibus passam, haja marola, e a água entre nas casas. Ele solicitou prolongamento para a captação de águas. Esta reivindicação encontrou respaldo na presença do subsecretário de Operação Urbana, representante da Secretaria de Obras, René Pinto. Ele declarou que vai realizar uma obra paliativa para minimizar os danos. Aquiles disse ainda que a quadra existente na região é insuficiente e que há disputa para ocupá-la. “Ao lado, há uma quadra de futevôlei, com brita em vez de areia. Próximo, há outra área que só tem mato. Viabilizar uma área de lazer neste espaço seria ideal”, afirmou.
        Miguel da Silva, também da Rua das Flores, gostaria que fosse feito um estudo da base asfáltica para que seja feita pavimentação e captação de águas pluviais de melhor qualidade. Ele afirmou não haver captação de esgoto no local. Os moradores Maria Xavier e Ilson de Oliveira reforçaram o pedido. “O bairro precisa muito. Na rua das Flores observamos que ainda é necessário canalização”, disse Ilson.
        Maria José Flora, moradora de Jardim Emaús, relatou as dificuldades causadas pelas chuvas. Ela explicou que a área fica coberta com barro e os moradores não conseguem sair do portão de casa. Já, quando o tempo é seco, a quantidade de poeira causa rinite. As crianças são as maiores prejudicadas e adoecem. O mato motivou outro pedido para que o Demlurb efetue a limpeza.
        Regina de Oliveira Silva falou que as mães repudiam o que acontece no Jardim Emaús. “O volume de poeira traz doenças respiratórias. As crianças são obrigadas a tomar antibióticos e depois a crise volta”, disse. Ela declarou ainda que as crianças estão privadas de área de lazer para brincar, lamentou.
        O representante da Secretaria de Obras, René Pinto, disse que o presidente da Associação de Moradores do Jardim Emaús mostrou a situação deplorável da entrada da localidade. E afirmou que o patrolamento já foi efetuado, junto com limpeza. Segundo ele, o prefeito Custódio Mattos solicitou uma ação para minimizar as dificuldades. “Creio que os problemas de drenagem estejam resolvidos em 80% dos casos. Mas apesar das limitações financeiras, vamos tentar asfaltar o Jardim Emaús”, falou.
        O representante da Cesama, André Borges, explicou que estão sendo construídas novas redes de captação de esgoto. “ Esperamos que o processo de carência de recursos seja resolvido e que possamos efetuar outras melhorias”. O vereador João do Joaninho se comprometeu a acompanhar com René Pinto a evolução do trabalho desenvolvido.

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade