Publicada em: 19/08/2011 - 98 visualizações

Vereadores propõem redução de jornada para assistentes sociais

Vereadores propõem redução de jornada para assistentes sociais (19/08/2011 00:00:00)
 

Vereadores propõem redução de jornada para assistentes sociais

       A jornada de trabalho dos assistentes sociais do município pode ser reduzida para 30 horas semanais, sem alteração nos vencimentos. Projeto de lei complementar dos vereadores José Sóter de Figueirôa, do PMDB, Wanderson Castelar, Roberto Cupolillo e Flávio Cheker, do PT, em tramitação na Câmara, aplica a lei federal 12.317 de 26 de agosto de 2010 na cidade. Vários órgãos públicos de Juiz de Fora já se adiantaram e fizeram a mudança. É o caso da Cesama e da Amac, além do Ministério Público de Minas Gerais. Algumas prefeituras também fizeram a adaptação, a exemplo de São Paulo e Campinas.
        A jornada diferenciada é defendida pelos vereadores em função de especificidades da profissão. Os assistentes sociais são submetidos a jornadas estressantes por conviverem dia-a-dia com sérios problemas da sociedade.
        A redução é uma antiga reivindicação da categoria. Seis profissões da área de saúde já conquistaram jornada de 30 horas ou inferiores a esse teto. É o caso dos médicos, que cumprem entre duas e quatro horas por dia; laboratoristas e radiologistas, quatro; técnicos em radiologia, 24 horas semanais; fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais, 30 horas semanais.

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade