Publicada em: 19/08/2005 - 399 visualizações

Câmara se prepara para realizar 2º Seminário Municipal de Preservação do Poço Danta

Câmara se prepara para realizar 2º Seminário Municipal de Preservação do Poço
Danta (19/08/2005 00:00:00)
 

Câmara se prepara para realizar 2º Seminário Municipal de Preservação do Poço Danta

       A próxima reunião de preparação para a realização do 2º Seminário Municipal de Preservação do Poço DAnta acontece no dia 1º de setembro, às 14h30, no auditório da Polícia do Meio Ambiente, à rua Atho Branco, S/N, no São Benedito e continua aberta a todos interessados. O Seminário vai acontecer no bairro onde se localiza a reserva. O tema central é a Implantação de um Parque Linear como ação de proteção do contorno da Reserva.
       Na reunião anterior, duas novas entidades enviaram representantes para a 3ª reunião técnica de preparação do 2º Seminário Municipal de Preservação da Reserva Biológica do Poço Danta. A AMA Jf, ONG de Defesa do Meio Ambiente, e o Instituto Estadual de Florestas - IEF se juntaram à Câmara Municipal, aos técnicos e representantes da Agenda JF, EMPAV, CESAMA, Polícia do Meio Ambiente, conselheiros municipais de saúde, as ONGs artísticas Juntarte e Recap-JF, presidentes das SPMs dos bairros São Benedito e JK e assessores de gabinete do vereador Paulo Rogério dos Santos (PMDB).
       O parlamentar pediu, como membro da Comissão de Urbanismo, Transporte, Trânsito e Meio Ambiente, a realização do Seminário. O evento é coordenado pela Comissão, junto ao Centro de Atenção ao Cidadão -CAC, da CMJF.
       Desta vez, foram traçados objetivos para apontar ações de preservação do Poço DAnta, atender a demanda da comunidade por um local de educação ambiental e cultural e definir um plano de manejo, com normas e deliberações para estudar como será feito o parque linear no entorno da reserva. Eles também falaram sobre ações preparatórias para áreas degradas e definiram o papel de cada entidade na implantação dessas ações e programação do evento. A esperança é garantir no orçamento municipal de 2006 a previsão de contratação de empresas para a realização dos trabalhos.
       A abertura do evento acontece dia 2 de outubro, domingo, no bairro São Benedito, com uma amostra eco-cultural e a participação de grupos teatrais. Nos dias 8 e 9 do mesmo mês acontecerão os debates. A participação é franqueada a todos.
       O primeiro Seminário aconteceu em 2000, também por solicitação do vereador Paulo Rogério dos Santos, e fez um diagnóstico detalhado da situação da reserva florestal, parte quase intocada da Mata Atlântica e fonte de pesquisa para biólogos, antropólogos, ambientalistas, geógrafos e engenheiros florestais. Com 277 hectares, abriga espécies da floresta nativa e secundária, como paineiras, embaúbas e bromélias. No local são encontrados macacos-prego, sauás, garças-reais, tucanos-toco, tatus, entre outras espécies e também é rota de algumas aves migratórias.
       

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade