Publicada em: 19/05/2006 - 228 visualizações

Vereador quer divulgação do Esperanto

Vereador quer divulgação do Esperanto (19/05/2006 00:00:00)
 

Vereador quer divulgação do Esperanto

       “Cultura e informação se traduzem numa língua que há muito tem se tornado esquecida pelas civilizações. O Esperanto é rico, fácil de aprender e universal. Estudiosos em lingüística e gramática ainda resistem na luta pela continuação do aprendizado dessa língua”. O argumento é do vereador Antônio Jorge (PSDB) que apresentou projeto de lei instituindo a Semana de Difusão da Língua Internacional – Esperanto, na terceira semana do mês de dezembro, e o Dia Municipal do Esperanto, que, de acordo com a matéria, poderia ser o dia 15 de dezembro. As comemorações terão ampla divulgação em escolas e locais públicos.
       
       A língua nasceu em 1887, através do jovem médico polonês, Lázaro Luís Zamenhof, com a publicação do denominado Primeiro Livro. Nesse livro foram estabelecidas as bases para o que viria a se tornar o Esperanto. “Zamenhof não apenas construiu um objeto lingüístico, mas também uma idéia de fraternidade. Registros históricos mostram que os adeptos foram até perseguidos pelo nazismo e pelo stalinismo, Relato nesse sentido foi feito pelo escritor Humberto Eco.
       
       Com uma gramática fácil, composta por apenas 16 regras e vocabulário universal, o Esperanto permite uma comunicação rápida e eficiente. Tolstoi, Guimarães Rosa, Olavo Bilac e Gandhi são nomes que fazem parte da longa lista dos que aderiram à idéia de criar uma língua universal, que pudesse ser compreendida pelos mais diferentes povos.
       
       “Instituir uma semana e um dia específico para a difusão deste trabalho é uma forma de contribuir com a comunidade de esperantistas de nossa cidade, otimizando esta importante iniciativa”, concluiu o tucano.
       

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade